Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Thamyris Elpídio assume como secretária da Mulher em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A advogada já era a coordenadora da Codim quando a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres,ganhou status de secretaria
secretária da mulher de niterói
Thamyris é pesquisadora em políticas públicas de gênero. Foto: reprodução rede social

Dois meses após sua criação, a secretaria municipal da Mulher teve a titular da pasta, Thamyris Elpídio, empossada, em cerimônia realizada na terça-feira (28).

Thamyris Elpídio já era a coordenadora da Codim quando a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, criada 2003, ganhou status de secretaria, em março passado. Formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ela é pesquisadora em políticas públicas de gênero e já ocupou outros cargos na administração municipal: foi coordenadora Geral do Espaço Nova Geração do Fonseca, vinculado ao Pacto Niterói contra a Violência, e subsecretária de Políticas e Direitos das Mulheres.

Thamyris Elpídio e o prefeito Axel Grael na posse da nova secretária da gestão municipal. Foto: Prefeitura de Niterói

– Estar à frente da Secretaria da Mulher é participar de um momento histórico que corrige a história da sociedade, que uma vez disse que as mulheres não poderiam ocupar esses espaços de poder. As mulheres estão em todos os espaços. Devemos construir um mundo justo e digno para todas as pessoas da sociedade e essa construção é feita de forma coletiva e diversa. A Secretaria precisa ter o rosto de cada mulher de Niterói – afirmou.

De acordo com o Censo 2022, Niterói é o quarto município com mais mulheres, em todo o país. Com 54,19% da população do sexo feminino, a cidade tem 40.389 mulheres a mais do que homens.

A cidade, porém, não é muito gentil com elas. Dados da própria Codim indicaram que, em janeiro passado, Niterói registrou novo recorde de violência contra a mulher. Em 2023, a Coordenadoria realizou 5,5 mil atendimentos. No Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Neuza Santos (Ceam), por exemplo, o número ultrapassou 3 mil, superando os 2,7 mil do ano anterior.

– A criação da Secretaria da Mulher vem de uma militância forte pela causa da mulher. É uma questão de democracia, ética, valores. Precisamos estar juntos e buscar qualidade, proteção e garantia dos espaços de poder e de fala de cada mulher. Reconhecemos esse tema como importante e que precisa estar no mesmo nível de tomada de decisão de outras secretarias. A política de mulheres foi para o principal nível de tomada de decisão – disse o prefeito de Niterói, Axel Grael, durante a solenidade de posse da secretária.

COMPARTILHE