Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Testes positivos de Covid ficam abaixo de 10% no estado do Rio; índice já foi de 49%

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Outubro registrou menor taxa de positividade para testes da Covid desde o início da série histórica; maioria dos que procuram o exame tem gripe
Testes-de-Covid-em-Niterói-51.365-casos-desde-o-início-da-pandemia.-Foto-Prefeitura

É o melhor resultado desde o início da série histórica da pandemia: a taxa de positividade para testes da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro em outubro ficou em 10%. O acompanhamento é feito pela Secretaria de Estado de Saúde e confirma a queda do número de casos das últimas semanas. Pela primeira vez, o mapa da Covid no Rio apresenta bandeira verde, indicando risco muito baixo para Covid.

– Esse é mais um indicador que nos mostra o quanto estamos avançando no controle da pandemia da Covid no estado. Já tivemos uma redução significativa e sustentável nas últimas quatro semanas no número de casos, óbitos e na taxa de ocupação. Isso só está sendo possível devido à vacinação – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O maior pico da taxa de positividade foi de 48%, registrado em abril do ano passado, quando o estado enfrentava a primeira onda da pandemia do coronavírus e poucos testes estavam disponíveis para a população. Os índices voltaram a subir em dezembro de 2020, durante a segunda onda da Covid-19, ocasião em que a taxa chegou a 42%. Os números alcançaram 22% em julho e tiveram um aumento de 6% em agosto.

– A taxa positividade é um indicador da circulação do vírus. Esse número de 10% significa que a cada 100 exames realizados, 10 resultaram em positivo. Já chegamos a registrar quase 50 testes positivos a cada 100 e agora estamos com os números em frequente queda – constata Luciane Velasque, coordenadora de Informações e Saúde da SES.

COMPARTILHE