COMPARTILHE
Um encontro de terreiros de Umbanda será realizado na sexta-feira (30), no Clube de Regatas Gragoatá, em Niterói, a partir das 15h.
Além de uma feira cultural, o evento, que tem entrada franca, contará com palestras que abordarão questões relacionadas com a legalização dos terreiros, na cidade.
A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente e da Mulher da Câmara Municipal de Niterói, presidida pela vereadora Benny Briolly:
– Nossa mobilização política é crucial para assegurar a preservação e promoção de nossa identidade cultural, debatendo sobre direitos e interesses, bem como para combater o preconceito e a discriminação que historicamente enfrentamos. Niterói é uma cidade que possui ancestralidade, que é repleta de terreiros de umbanda e candomblé – explicou.
Segundo ela, existem cerca de 50 terreiros, entre Niterói e São Gonçalo. Os principais participarão do encontro. São eles: Casa da Jurema – Mãe Lelê; Centro Espírita Caboclo Sete Flechas das Matas – Mãe Renata e Pai Bruno; Ilé Asé Omo Yemanjá – Pai Marcos de Yemanjá e Ilé Asé T’Ògún Korodé – Pai Guaraci T’Ógun Korodé.
O encontro vai até às 22h e o clube fica na Rua Coronel Tamarindo, 69, no Gragoatá.
COMPARTILHE