Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Teatro, musicais e evento de cerveja artesanal: o que fazer neste fim de semana em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na agenda cultural deste fim de semana, A Seguir indica o espetáculo “Todas As Mulheres do Mundo” e a peça “Procurando Arariboia”
tacy
A cantora Tacy, conhecida por interpretar Cássia Eller no musical que a homenageia, leva o espetáculo “Todas As Mulheres do Mundo” para o Theatro Municipal de Niterói. Foto: Divulgação

Niterói segue investindo na cena teatral. A cidade segue com uma grande oferta de peças, musicais e espetáculos nos mais diversos formatos. Nesta sexta (30), o Teatro Popular recebe a peça “Procurando Arariboia”, que resgata a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial pela perspectiva dos habitantes originários da Guanabara.

Leia mais: Festival Solos chega a Niterói com cinco monólogos premiados

O A Seguir também indica o espetáculo “Todas As Mulheres do Mundo“, com a cantora Tacy, conhecida por interpretar Cássia Eller. O show revisita a história do rock no Brasil, destacando a voz das principais artistas que deixaram sua marca no gênero em diversas fases de suas carreiras.

Neste sábado (31), a AcervA comemora seu aniversário de 12 anos com 8 horas de festa open bar, com produção de chope caseira dos associados e de profissionais. Marcarão presença marcas como Belgarioca, Búzios, Dead Dog, Denker, Hocus Pocus, Máfia, Masterpiece, Noi, Ograner, Old School e Three Monkeys.

Confira a programação completa:

Som Doce da Grota no Solar do Jambeiro

Som Doce da Grota leva um repertório de música do período renascentista, do barroco e o frescor do contemporâneo. Foto: Arquivo

A programação do fim de semana começa cedo com a apresentação gratuita de um dos grupos mais tradicionais de Niterói, o Som Doce da Grota, no Solar do Jambeiro, nesta sexta (30), às 16h.

O concerto tem como missão uma causa nobre: arrecadar fundos para uma possível participação no 1° Encontro Presencial 2024 de Flautista Doce da América Latina, em Colonia Del Sacramento, no Uruguai, que será realizado em setembro.

Formado pelos alunos do Espaço Cultural da Grota, o grupo se dedica ao repertório para flauta doce dos períodos renascentista e barroco, com incursões na música contemporânea e na música brasileira.

Serviço:

Som Doce da Grota

Data: Sexta-feira, 30 de agosto

Horário: 16h

Local: Solar do Jambeiro

Entrada Gratuita

Classificação Livre

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.

“Todas as mulheres do mundo”, no Municipal

Espetáculo terá sessão única nesta sexta-feira (30) às 20h. Foto: Divulgação

A cantora Tacy, conhecida por interpretar Cássia Eller no musical que a homenageia, leva o espetáculo “Todas As Mulheres do Mundo” para o Theatro Municipal de Niterói, nesta sexta-feira (30), às 20h, com participação de Miriam Ruperti.

Com arranjos parcialmente originais, o show reúne sucessos do repertório roqueiro de artistas como Celly Campello, Silvinha Araújo, Wanderléa, Rita Lee, As Frenéticas, Elis Regina, Gal Costa, Baby do Brasil, Sandra de Sá, Cássia Eller, Pitty, Liniker, e da própria Tacy.

O show revisita a história do rock no Brasil, destacando a voz das principais artistas que deixaram sua marca no gênero em diversas fases de suas carreiras. Seguindo uma linha do tempo desde os anos 50 até os dias atuais, o show narra cronologicamente o cenário de cada época e a trajetória artística das mulheres homenageadas.

Não por acaso, a formação instrumental do show é composta por um time de mulheres: bateria, baixo, percussões, teclados, violões e guitarras.

Serviço:

Tacy – ‘Todas as Mulheres do Mundo’

Data: Sexta-feira, 30 de agosto
Horário: 20h

Entrada Gratuita

Retirada de ingresso 1h antes do início do espetáculo na bilheteria. Um ingresso por pessoa, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Classificação indicativa: Livre

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

Festa da cerveja artesanal, no clube AABB

Evento terá chope tanto de produção caseira dos associados quanto profissional. Foto: Divulgação

A Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo completa 12 anos e seu aniversário será comemorado com uma festa aberta ao público, não só para associados. Será no sábado, dia 31 de agosto, a partir das 14h, na AABB Niterói, em São Francisco.

Serão 8 horas de festa open bar, com chope tanto de produção caseira dos associados quanto profissional. Participarão do evento marcas como Belgarioca, Búzios, Dead Dog, Denker, Hocus Pocus, Máfia, Masterpiece, Noi, Ograner, Old School e Three Monkeys.

Durante o evento, serão conhecidos os melhores cervejeiros caseiros dos dois municípios. As produções serão julgadas por beer sommeliers profissionais.

Os ingressos para participar da festa dos 12 anos da Associação estão disponíveis em três pontos de venda, em Niterói: bares Armazém São Jorge e Dona Cevada, no Jardim Icaraí e Vila Cervejeira, no Centro.

Ao chegar na festa, o participante recebe uma caneca e tirante comemorativos para se servir à vontade, diretamente das chopeiras.

Serviço:

Data: Sábado, 31 de agosto

Horário: 14h

Local: AABB Niterói

Endereço: Rua Hélio da Silva Carneiro, 78 – São Francisco, Niterói.

Peça “Procurado Arariboia”, no Teatro Popular

Peça conta a história do mítico indígena, sob a perspectiva dos habitantes originários da Baia de Guanabara. Foto: Divulgação

Com uma linguagem satírica e apoiada em recursos do Teatro de Animação, a peça “Procurando Arariboia” estreia no Teatro Popular Oscar Niemeyer nesta sexta-feira (30) às 20h. A peça, comandada pelo Grupo Teatro Meteco, conta a história do mítico indígena, sob a perspectiva dos habitantes originários da Baia de Guanabara.

Com direção de Matías Palma, o espetáculo resgata a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial e a conta pela perspectiva dos habitantes originários da Guanabara, desmistificando a narrativa oficial dos conquistadores.

O elenco é formado pelos atores Gabriel Vaz, Gabriela Dyminski, Isadora Britto, Maíra e Nelson Gaia.

A dramaturgia, escrita a seis mãos por Matías e pelos atores Gabriel e Isadora, que também são roteiristas de teatro e do audiovisual, se baseou em uma minuciosa pesquisa histórica, construída também na sala de ensaio, em um laboratório que teve início em 2021.

Um detalhe legal está na cenografia, que traz uma grande estrutura móvel de madeira, inspirada nas caravelas, que permite a interação com o movimento dos cinco atores. As projeções, inspiradas nas sombras chinesas, completam a narrativa visual da peça.

Show do Gaspar Gaspar no Solar do Jambeiro

Banda foi formada em Niterói e costuma se apresentar em diferentes formatos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Clássicos do rock, blues, folk e soul serão reverenciados no show da banda Gaspar Gaspar neste sábado (31), às 17h, no Solar do Jambeiro, em Niterói.

Formada em Niterói, a banda costuma se apresentar com diferentes combinações entre seus membros, buscando novas interpretações de suas músicas favoritas, inspiradas por músicos e bandas como Allman Brothers, Creedence, Buddy Guy, Aretha Franklin, Marvin Gaye e Johnny

A Gaspar Gaspar é Victor Gaspar na guitarra, Ana Beatriz Gaspar no vocal, Victor Gaspar Filho na guitarra e no vocal, Odir Nascimento no baixo e Lucca Machado na bateria.

Serviço:

Show da Banda Gaspar Gaspar

Data: Sábado, 31 de agosto

Horário: 17h

Entrada Gratuita

Classificação Livre

COMPARTILHE