Niterói por niterói

Publicado

Teatro Municipal de São Gonçalo reabre com exposição sobre história do carnaval na cidade

| aseguirniteroi@gmail.com
Mostra traz fotografias e indumentárias produzidas a partir de 1920
Teatro Municipal - Exposição de Fantasia de Carnaval - Artista Plástico - Vinicius Soares - 17-02-2022 (15)
Objetos foram garimpados e reformados para não se perderem. Divulgação Prefeitura de São Gonçalo.

São Gonçalo tem uma importância histórica no carnaval fluminense, e o Teatro Municipal vai relembrar os tempos de ouro da folia na cidade com a exposição “Relembrando os carnavais antigos de São Gonçalo”, organizada pelo artista plástico Vinicius Soares. A abertura será nesta quinta-feira (03), às 14h, e a entrada é gratuita.

Ao entrar no Municipal de São Gonçalo, os visitantes vão poder admirar mais 100 peças originais, entre fantasias e máscaras, produzidas a partir da década de 1920. Os itens estão no hall de entrada do Teatro.

Há itens históricos da história do carnaval na cidade, como a primeira máscara de fantasia de clóvis, feita em 1930.

Responsável por organizar o acervo, o artista plástico Vinicius Soares (31) é gonçalense e possui um ateliê no bairro Parada 40. Ele se denomina um amante do carnaval e está muito feliz com a montagem da exposição:

“A ideia é fazer com que as pessoas que viveram o carnaval de antigamente relembrem esses tempos de ouro da cidade, e que aqueles que não sabem o que é um pierrô, por exemplo, conheçam essa cultura”, disse.

O Teatro Municipal de São Gonçalo fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro. A exposição ficará aberta ao público todos os dias, das 14h às 21h. Entrada franca. Classificação etária: livre.

COMPARTILHE