COMPARTILHE
Uma nova fase do transporte aquaviário do Rio de Janeiro começa na próxima quarta-feira (12). Esse será o primeiro dia de operação sob responsabilidade do consórcio Barcas Rio, vencedor da licitação promovida pela secretaria de estado de Transporte e Mobilidade Urbana, em novembro de 2024.
Leia mais: Tiros, prisões e morte na maior comunidade de Niterói
A novidade, porém, termina aí. De acordo com a SETRAM, não haverá alteração nas linhas atuais administradas pela CCR Barcas. Os preços também serão mantidos, inclusive do catamarã de Charitas.
Em nota, a secretaria informou que A SETRAM e a Prefeitura de Niterói definiram que o convênio que vai viabilizar a redução da tarifa da linha Charitas x Praça XV será assinado no próprio dia 12 de fevereiro. Porém, “não significa que o valor já entrará em vigor nesta data”:
“As equipes técnicas ainda fazem os últimos ajustes operacionais para que o embarque dos passageiros no trecho (ida e volta) transcorra com tranquilidade e segurança. Enquanto isso, a tarifa cobrada seguirá no valor de R$ 21. A data em que a nova tarifa – de R$ 7,70 – entrará em vigor será divulgada em breve”, informou a secretaria, lembrando que a linha social na estação de Charitas está prevista na Lei n° 8.037/2018, acrescentando:
“Além de representar um alívio no bolso dos passageiros, a iniciativa também vai reduzir o fluxo de veículos na Avenida Roberto Silveira e na Zona Sul de Niterói. A estimativa é que 5 mil carros deixem de circular na região”.
O consórcio vai atuar sob o modelo de prestação de serviço, em que é remunerado no contrato pelo custo da milha náutica, já calculado sobre as viagens atuais, e não mais pela tarifa paga pelos passageiros.
A mudança, segundo a secretaria, reduz o impacto para a população sobre possíveis reajustes da tarifa. “O governo também terá maior controle, podendo interferir diretamente no serviço ofertado pelo sistema aquaviário, que transporta mais de 40 mil pessoas por dia”, explicou a SETRAM.
No início da nova operação, a forma de pagamento também será a mesma, pelo Riocard. Porém, o cartão implementou um novo método de pagamento para os usuários das barcas: o QR Code.
O sistema tem o objetivo de agilizar o processo de compra da passagem e irá substituir os cartões unitários. A novidade permite que o passageiro escolha entre o pagamento digital, por meio de um código gerado no celular, ou o QR Code impresso, que pode ser adquirido nas bilheterias e nas máquinas de recarga sinalizadas. O sistema é compatível com dispositivos Android e iOS e, para utilizá-lo, o usuário precisa ter o aplicativo Riocard Mais instalado, estar conectado à internet e ter saldo suficiente no Cartão Digital.
Além desta nova modalidade de pagamento, também será possível usar nas barcas os cartões e acessórios recarregáveis da Riocard Mais, além do cartão bancário (débito e crédito).
COMPARTILHE