COMPARTILHE
Depois do “núcleo central”, do qual fazia parte o ex-presidente Jair Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal marcou o julgamento dos demais núcleos do inquérito do golpe de estado. O que o STF julgará é se acolhe o não a denúncia contra esses grupos, feita pela Procuradoria Geral da República. Ou seja, se essas pessoas se tornarão réus.
O próximo núcleo a ser julgado será o 3, identificado como sendo responsável pelas ‘ações táticas’ (núcleo militar). O julgamento será nos dias 8 e 9 de abril.
No último dia 26 de março, a Primeira Turma do STF votou para que se tornassem réus pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito todos integrantes do núcleo central que atuaram na tentativa de golpe, no país.
Desse núcleo fazem parte:
Os próximos julgamentos serão nas seguintes datas:
Núcleo 2: ‘gerenciamento de ações’ – Julgamento nos dias 29 e 30 de abril
Núcleo 3: ‘ações táticas’ (núcleo militar) – Julgamento nos dias 8 e 9 de abril
Núcleo 4: o núcleo da desinformação – Julgamento nos dias 6 e 7 de maio
Ainda falta marcar o julgamento do Núcleo 5 (desdobramento da desinformação) do qual faz parte apenas Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, empresário e neto do ex-presidente do período ditatorial João Figueiredo. O acusado está no exterior e foi notificado por edital para apresentar defesa.
Fonte: G1
COMPARTILHE