COMPARTILHE
O músico norte-americano iniciou seus estudos no piano quando tinha 6 anos. Aos 12 anos, seu pai se separou de sua mãe levando consigo o instrumento. O adolescente, então, passou a tocar violão com as técnicas que havia aprendido no piano. Batizado de “touch techinique”, sua técnica consiste em utilizar as duas mãos para fazer acordes e linhas melódicas no braço da guitarra, utilizando-a como se fosse um piano.
Desde 1985, quando sua carreira decolou com o álbum “Magic Touch” chamando a atenção comercial e da crítica, Stanley Jordan, de 63 anos, é conhecido pela sua personalidade musical “camaleônica”, versátil e ousada. Foi esse mesmo álbum que chegou ao topo da parada de jazz da Billboard por impressionantes e recordes 51 semanas e vendeu mais de 500.000 mil cópias. Um feito incrível no jazz!
Com seu talento único, ele já se apresentou em mais de 60 países, em inúmeros festivais. Colaborou com artistas como Art Blakey, Richie Cole, Stanley Clarke, Kenny Rogers, Quicy Jones, Les Paul, BBKing e muitos outros. Além disso, já atuou na TV e no cinema e ainda compôs várias trilhas também.
Foi justamente na época do lançamento de “Magic Touch” que o guitarrista veio ao Brasil pela primeira vez. Em recente entrevista ao Jornal da Globo, o músico afirmou que ter sido muito influenciada pelos ritmos brasileiros e que seus próximos álbuns terão participações especiais de Milton Nascimento e Jorge Ben Jor. Quando se apresenta no país, ele costuma ter na banda músicos brasileiros.
“Sempre que eu venho ao Brasil, eu me sinto como se estivesse chegando em casa”, disse ele.
A quarta edição do Niterói Blues & Jazz terá apresentações na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos; na Praça do Rádio Amador, em São Francisco, e nos Hortos do Barreto e do Fonseca. Na Sala Nelson Pereira dos Santos, os shows serão nos dias 14 e 15, às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos a partir das 19h, limitados de acordo com a capacidade do local.
Dia 14/06 – Quarta-feira – Sala Nelson Pereira dos Santos
20h – Stanley Jordan
Dia 15/06 – Quinta-feira – Sala Nelson Pereira dos Santos
20h – Dudu Lima convida Carlos Malta
Dia 16/06 – Sexta-feira – Praça do Rádio Amador
19h – Renato Rocketh
20h30 – Bill Evans and the Vansband
22h – Matthew Withaker
Dia 17/06 – Sábado – Horto do Fonseca
11h – Arton Arraes Blues Band
13h – Vanessa Collier
Dia 17/06 – Sábado – Horto do Barreto
11h – The Walking Band
13h – Bill Evans and the Vansband
Dia 17/06 – Sábado – Praça do Rádio Amador
18h – Sérgio Chiavazzoli
19h30 – Bill Laurence
21h – Vanessa Collier
Dia 18/06 – Domingo – Horto do Fonseca
11h – All Blues
13h – Laretha Weathersby
Dia 18/06 – Domingo – Horto do Barreto
11h – Oldstones
13h – Nico Rezende canta Chet Baker
Dia 18/06 – Domingo – Praça do Rádio Amador
18h – Jamz
19h30 – Claudio Zoli
21h – Alabama Mike
COMPARTILHE