COMPARTILHE
Mistura que dá liga, uma celebração de outros carnavais. A Sinfônica Ambulante, grupo de fanfarra famoso de Niterói, se reencontra com o Batuquebato, escola de ritmo e também conhecido grupo de carnaval, neste domingo (14), às 10h, na Lona Cultural Horto do Barreto.
A apresentação faz parte do projeto “Encontro de Blocos“, que será realizado todo segundo domingo do mês.
– O Batuquebato tem um trabalho incrível na orquestra de ritmos com oficinas de percussão, nos moldes das escolas de samba. Nosso contato com Gabriel Policarpo, mestre do Batuquebato, vem de longos anos. Eles já fizeram participações no aniversário de cinco anos da Sinfônica. O Gabriel é cria da Viradouro, um gênio do repique – afirmou o saxofonista e um dos fundadores da Sinfônica Ambulante, Edison Matos, que dá um spoiler do repertório:
– Queremos tocar a música “Tio macaco”, um grande baião da banda americana Snarky Puppy.
Leia mais: PF prende 3 em Niterói em operação contra desvios do Auxílio Emergencial
Edison afirma que o objetivo desses encontros é a troca de experiência, além de incentivar formação de público e intercâmbio cultural dos blocos de Niterói.
– Já participamos de muita batalha de fanfarra, mas tivemos pouca oportunidade de fazer esses intercâmbios culturais em Niterói. Vai ser muito importante mostrar para o público de Niterói que temos muitos blocos ativos no cenário musical da cidade. Todos esses blocos, além de terem um trabalho incrível de resgate da cultura, também possuem uma vertente de educação musical muito forte. Eles têm oficinas que preparam músicos para tocar durante todo o ano, visando, claro, o carnaval do próximo ano – destacou.
E como o show tem que continuat, em agosto está previsto o encontro da Sinfônica com o bloco Olodumaré, que faz um resgate da música afrobrasileira; em setembro é a vez do Maracatu Baque Mulher; em outubro, o convidado é o Multibloco, que tem oficina no Rio e em Niterói. Em novembro, será o Encantados, grupo conhecido por tocar ritmos como o baião, a salsa e o samba.
A Sinfônica Ambulante é uma fanfarra niteroiense que completou 13 anos de história em março de 2024. Nascida e crescida nas ruas, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também da cidade Niterói, e faz questão de ocupar os espaços públicos ao levar sua música e alegria por todos os cantos.
O grupo é conhecido por misturar sopros e percussão em um repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais, sempre temperando seus arranjos com os mais variados ritmos brasileiros, movidos pela energia do do Carnaval e da folia.
O Batuquebato foi idealizado pelo percussionista niteroiense Gabriel Policarpo. O projeto tem raízes fincadas no samba e passeia por diversos gêneros afro-brasileiros, latinos e universais.
Nesse ensaio aberto, a bateria do bloco, em uma formação com 30 integrantes, traz ritmos como o Ijexá, Cabula, Pagode Baiano, Samba Duro, Maculelê, Samba Reggae; além de composições percussivas autorais como o Batalhão 1, Batalhão 2, Cortiço Africano, Boi, entre outras.
O Batuquebato, bloco já conhecido nos desfiles de rua do Rio e Niterói, é fruto da vivência que Policarpo teve no samba e das pesquisas musicais que fez pelo Brasil e mundo.
Sinfônica Ambulante convida Batuquebato
Data: Domingo, 14 de julho
Horário: 10h
Local: Lona Cultural Horto do Barreto
Endereço: Rua Presidente Craveiro Lopes, 98 – Barreto, Niterói.
COMPARTILHE