Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Sinfônica Ambulante leva o Carnaval para a Câmara dos Vereadores de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Grupo recebe Moção de Aplauso em cerimônia nesta quinta-feira (7)
sinfônica na barca
A tradicional travessia da Baía de Guanabara, durante o Carnaval. Foto: Divulgação/Tai Ravedutti

A Sinfônica Ambulante vai receber um tipo diferente de aplauso, nesta quinta-feira (7).  Será no formato de uma Moção, que vai ressoar na Câmara dos Vereadores de Niterói, em cerimônia a ser realizada às 18h. A homenagem é uma iniciativa do mandato Paulo Eduardo Gomes pela vitória do grupo do Estandarte de Ouro como melhor bloco de carnaval de 2022.

O concurso foi promovido pela mídia especializada AboutCarnaval, que criou a premiação em 2020.

– A vitória do Estandarte de Ouro se deu por meio de votação popular e a Sinfônica Ambulante concorreu e superou diversos blocos da cidade do Rio de Janeiro, representando muito bem a nossa cidade de Niterói. A moção se dá não apenas pela grande vitória, mas, também, por toda contribuição cultural que a Sinfônica traz para Niterói – explica o vereador Paulo Eduardo Gomes.

Leia mais: Exposição em Niterói reúne flores fotografadas em um mamógrafo

Formada em março de 2011, a partir do encontro de amigos músicos das mais variadas influências, a Sinfônica Ambulante sempre quis fazer arte de livre acesso ao ocupar espaços públicos com muita música e diversão. O grupo conta com bateristas e percussionistas que se juntam a um conjunto de sopro de metais, como saxofones, trompetes, trombones e flautas.

No repertório, desde sambas consagrados ao bom e velho Rock’n Roll, assim como diversos ritmos diferentes, como a Funky Music, o Forró e o Maracatu. Tudo instrumental. Na Sinfônica, quem canta é o público que acompanha o grupo pelas ruas. Ou pelo mar.

No Carnaval, já se tornou clássico o cortejo marítimo, quando a Sinfônica atravessa de barca a Baía de Guanabara para desembarcar na  Praça XV. Dentro da barca, a folia toma conta e segue pelas ruas do Centro histórico do Rio de Janeiro. Não por acaso, o grupo, desde 2018, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Desembarque no Rio de Janeiro da Sinfônica Ambulante, levando niteroienses para a folia carioca

COMPARTILHE