COMPARTILHE
O Dia dos Pais, celebrado neste domingo, 11 de agosto, será embalado pelo grupo de fanfarra Sinfônica Ambulante, que convida o bloco Olodumaré para uma apresentação no Campo de São Bento. O projeto “Encontro de Blocos” é realizado todo segundo domingo do mês em diversos cantos da cidade. A organização é da Fundação de Arte de Niterói.
Leia mais: Dia dos Pais é medalha de bronze na disputa pelo consumidor de Niterói
A programação já está fechada até o fim do ano. Em setembro a Sinfônica convida o grupo Maracatu Baque Mulher; em outubro, o convidado é o Multibloco, que tem oficina no Rio e em Niterói. Em novembro, será a vez do Encantados, grupo conhecido por tocar ritmos como o baião, a salsa e o samba.
O saxofonista e um dos fundadores da Sinfônica Ambulante, Edison Matos afirma que o objetivo desses encontros é a troca de experiência, além de incentivar formação de público e intercâmbio cultural dos blocos de Niterói.
– Já participamos de muita batalha de fanfarra, mas tivemos pouca oportunidade de fazer esses intercâmbios culturais em Niterói. Vai ser muito importante mostrar para o público de Niterói que temos muitos blocos ativos no cenário musical da cidade. Todos esses blocos, além de terem um trabalho incrível de resgate da cultura, também possuem uma vertente de educação musical muito forte. Eles têm oficinas que preparam músicos para tocar durante todo o ano, visando, claro, o carnaval do próximo ano – destacou.
Sobre a Sinfônica Ambulante
A Sinfônica Ambulante é uma fanfarra niteroiense que completou 13 anos de história em março de 2024. Nascida e crescida nas ruas, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também da cidade de Niterói, e faz questão de ocupar os espaços públicos ao levar sua música e alegria por todos os cantos.
Mistura sopros e percussão em seu repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais, sempre temperando seus arranjos com os mais variados ritmos brasileiros, movidos pela energia do Carnaval e da folia.
Sobre o Olodumaré
O bloco nasceu com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira, lutar contra a discriminação racial e o preconceito social e econômico. No início realizava seus “terreirões” todos os domingos na Praça do Barreto, em Niterói.
Promovendo junto com a comunidade e circunvizinhanças atividades culturais diversas, tais como: Cursos de: dança – afro, de modelo e manequim, aulas de percussão, entre outras atividades educacionais e culturais. Contando com jovens, adultos e crianças, chegando a contabilizar pouco mais de mil associados.
O Bloco Olodumaré também já realizou diversas apresentações em boates, clubes, escolas, teatros, festas comunitárias, em várias cidades do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Como reconhecimento pelo seu trabalho, o Olodumaré já recebeu diversas premiações, algumas como: O troféu “Axé São Gonçalo”, como agremiação de destaque nos nos anos de 1990/1991; Troféu “Raças”, como agremiação destaque afro, conforme ofício datado de 27 de agosto de 1992.
Destacando o reconhecimento público pelo trabalho e dedicação de sua cantora principal, Marília Marques, premiada em com o troféu “Dudu Odara”, em 1991 como destaque “Melhor cantora Afro” dos anos de 1990/1991, e o troféu “Axé São Gonçalo” (1992/1993).
Encontro de Blocos: Sinfônica Ambulante recebe Olodumaré
Data: Domingo, 11 de agosto
Horário: 10h
Local: Campo de São Bento
Classificação etária: Livre
GRATUITO
COMPARTILHE