Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Show de Madonna em Copacabana terá congestionamento no mar

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Marinha só vai liberar barcos que passarem por inspeção prévia; em Niterói, empresa registra grande procura por aluguel de lanchas
Lancha Show da Madonna
“Na lancha com Madonna” pode ser a alternativa para quem quer ver o show de Copacabana. Foto: Navegue Temporada

A Marinha do Brasil quer evitar que o show de Madonna, dia 4 de maio, em Copacabana, se transforme num problema no mar. É que tem sido grande a procura por aluguel de barcos para acompanhar a apresentação da cantora do mar. A empresa Navegue Temporada, de Niterói, diz que, desde o anúncio do evento, recebe aproximadamente 25 solicitações por dia para aluguel de barco para assistir o show da Madonna.

A procura por barcos não se limita aos cariocas e nem mesmo aos brasileiros. A empresa registrou consultas de clientes de outros estados do Brasil assim como de clientes do Reino Unido, por exemplo, o que demonstra a atratividade do Rio de Janeiro como destino turístico.

Marinha do Brasil garante segurança com medidas rigorosas

Não será fácil encontrar um lugar “ao mar”. A Marinha estabeleceu um controle de acesso no mar de Copacabana para o show. Somente embarcações aprovadas em uma vistoria terão permissão para navegar naquela área.

Os donos de barcos interessados em ver o show da água terão de levá-los, aos postos de verificação do Rio de Janeiro e Niterói. Donos de embarcações de cidades próximas como Angra dos Reis e Mangaratiba reclamam da dificuldade de trazer os barcos para a vistoria.

Para garantir a segurança dos fãs que optarem por assistir ao show em alto mar, a Marinha do Brasil anunciou medidas de fiscalização mais rigorosas. Entre as ações, estão testes de bafômetro nos pilotos das embarcações e vistorias prévias para verificar as condições dos barcos. Além disso, haverá um controle de acesso rigoroso na área marítima em torno do palco, com delimitação de áreas de navegação.

A inspeção já está aberta, das 9h às 12h e das 13h às 16h, nas seguintes datas: 16 a 20 de abril (terça a sábado); 22 a 27 de abril (segunda a sábado) 29 abril a 1º de maio (segunda a quarta). Apenas as embarcações vistoriadas e identificadas pela capitania serão autorizadas a entrar na área monitorada.

Medidas:

  • Interdição: A área entre o Leme e o Posto 5 estará interditada para navegação das 12h de sábado (4) às 4h de domingo (5).
  • Boias: Boias serão instaladas para delimitar a área, separar as embarcações e manter uma distância mínima de 200 metros da praia.
  • Vistoria: Somente embarcações autorizadas e vistoriadas poderão entrar na área interditada. As vistorias serão realizadas de 16 a 20, 22 a 27 de abril e 29 de abril a 1º de maio, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Por enquanto, os postos autorizados são:
    • Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, no Centro;
    • Marina da Glória;
    • Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca;
    • Bella Marina, na Barrinha;
    • Clube Naval Charitas, em Niterói.
  • No dia do evento:
    • O condutor da embarcação precisará fazer o teste do bafômetro.
    • A lotação máxima da embarcação será verificada.
    • Se tudo estiver em ordem, um Passe Livre será concedido para acessar a área delimitada.

Base legal:

  • Lei 9.537 de 11 de dezembro de 1997: Regula a segurança do tráfego aquaviário e determina que a Marinha tome medidas para garantir a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e prevenir a poluição ambiental por embarcações.

Informações adicionais:

COMPARTILHE