Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Show de Gal Costa, peça infantil e feira gastronômica no fim de semana em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir: Niterói lista agenda cultural na cidade, que ainda inclui evento de cerveja artesanal, peça “Alienista” e estreias no cinema
Show Gal Costa em SP-6278
Gal Costa se apresenta no domingo (8), pelo Dia das Mães, na Praia de São Francisco. Foto: Divulgação

O fim de semana do Dia das Mães começa agitado com a 2ª edição do festival de música e gastronomia Taste Lab, uma boa opção para quem deseja curtir o dia em família e experimentar pizzas, petiscos, cortes especiais para churrasco e afins. O festival começa nesta sexta-feira (6) no terraço do Plaza Shopping e será realizado também nos próximos três fins de semana de maio.

O Bistrô Reserva está com um menu especial para o Dia das Mães, com entrada, prato principal e sobremesa. O drink vem de cortesia para quem optar pela sugestão do chef.

A programação robusta do fim de semana ainda inclui um evento promovido pela Vila Cervejeira com bandas covers e mais de 30 torneiras de chope artesanal.

Leia mais: Viradouro é patrimônio cultural imaterial de Niterói

Já para os pequenos, vale dar uma olhada na programação do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, que apresenta o projeto “Varandinha do Paschoal” com brincadeiras cantadas, entre outras atividades.

Para os fãs música, não dá para perder a apresentação gratuita da Gal Costa na Praia de São Francisco. A abertura está programada para às 19h com a participação de artistas locais. Outro destaque é o aniversário de 7 anos do Celeiro Samba Clube, que terá muito samba, pagode e cervejinha gelada. Vale a visita!

Confira a programação abaixo:

  • Gal Costa dá show em Niterói
Gal Costa, que homenageará as mães em Niterói. Foto: Divulgação

Um dos maiores nomes do Brasil, a cantora Gal Costa se apresenta no domingo (8), na praia de São Francisco em homenagem ao Dia das Mães. O show faz parte do Circuito Quatro Estações da Música. A abertura está programada para às 19h com a participação de artistas locais, entre eles: Quarteto de Cordas Nina’s, Fátima Regina e a Cia de Dança COMRUA. A entrada é franca. Gal vai abrir o projeto que foi idealizado pelo músico niteroiense Arthur Maia, falecido em dezembro de 2018.

A cantora baiana de 76 anos deve apresentar canções regravadas no ano passado e lançadas no álbum “Nenhuma Dor”, em que revisita clássicos de seu repertório e convida dez artistas para as novas versões tais como de parcerias com Seu Jorge, Criolo, Rodrigo Amarante, entre outros.

O Circuito Quatro Estações da Música se inicia no sábado (7) no Horto do Fonseca. O compositor e cantor Marquinhos Diniz comanda uma festa repleta de participações especiais na Zona Norte, entre eles: André Jamaica, Declar Sodreé, Grupo de Poetas em Ação, Guilherme Kauã, Jussara Rios, Lena Alves, Lili Gaspar, Mário Kamundongo, Mônica Mac, Paulo Zerbini e Simone Leal. O Horto do Fonseca fica Alameda São Boaventura, 770. A entrada é franca e livre para todas as idades.

  • Teatro infantil no Horto do Fonseca
‘A Cigarra e a formiga’ no Horto do Fonseca, no domingo. Foto: Reprodução Redes Sociais/ Prefeitura de Niterói

Já no domingo (8), o Horto do Fonseca recebe, às 11h, o espetáculo “A Cigarra & A Formiga”, de Guga Gallo e a Cia Arte de Interpretar.
Na história, a formiga (Luciana Almeida) trabalha durante todo o verão, incansavelmente, guardando alimentos para quando o inverno chegar.
Já a cigarra (Victor Vieira), que sonha em se tornar famosa na floresta, é muito desorganizada, só pensa em cantar, sem se preocupar com o futuro. Personagens como João e Maria, Dona Baratinha, Branca de Neve, entre outros, dão as caras nessa festa na floresta.

Serviço:

Data: 8 de maio (domingo)
Horário: 11 horas

Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770, Fonseca

Entrada gratuita

  • Dia das mães na varadinha do Paschoal
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno terá programação infantil. Foto: Reprodução Redes Sociais/ Prefeitura de Niterói

Por falar em programação infantil, também no Dia das Mães, no domingo (8) às 10h, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, apresenta uma programação especial para toda a família. A ‘Recreação de dias das Mães com Beart’ faz parte do projeto “Varandinha do Paschoal”. A diversão está garantida com a Beart, neste domingo, com brincadeiras psicomotoras, brinquedos cantados, entre outras atividades. O “Varandinha do Paschoal” acontece aos domingos, sempre com atrações diversificadas para os pequenos.

  • Música e gastronomia no terraço do Plaza Niterói
Terraço do Plaza recebe feiras gastronômicas e shows a partir desta sexta (6). Foto: Divulgação

O Taste Lab Festival retorna ao Plaza Niterói para animar a programação de toda a família no Dia das Mães. O evento, inspirado nos food halls europeus e americanos, vai reunir 14 nomes da gastronomia, por um preço acessível, além de apresentações musicais, no terraço do shopping, no G6. O festival começa nessa sexta, dia 6, e também será realizado nos próximos três fins de semana de maio: sempre nas sextas, de 16h às 22h, e nos fins de semana, das 12h às 22h.

O cardápio desta edição conta com a culinária de nomes renomados, como o chef Jimmy Ogro, que trará novamente sua operação de hambúrguer. Também terá o mexicano Guacamole Taqueria, o havaiano Poke Haus e opções tradicionais de feiras de rua, como o The Dog Haus, o Gustô, com seu famoso pastel de costela, a pizzaria Broto e o bar de petiscos Pico. Há nomes consagrados também no mundo das carnes. É o caso do Outback e da Carnivoria, que promoverá vários cortes especiais para churrasco.

A cervejaria Noi oferecerá diversas opções de chopp, enquanto o Bobô vai disponibilizar uma lista seleta de drinks. O festival também terá barraquinhas de sobremesas, como as lojas do Zé Brownie, para quem ama chocolate, a Nanica, especialista em tortas, e a Fini, com suas coloridas e saborosas guloseimas.

Shows

O terraço também será palco de shows para os mais variados públicos, com DJs, bandas de pop, grupos de pagode e samba, como o cantor Sueco e os Intimistas, além de rock e blues, como a Bloody Marry, e até covers de Legião Urbana e Rita Lee.

A feira foi desenhada em um formato interativo e ao ar livre, para os visitantes e toda a família. A programação na íntegra está disponível nos canais oficiais do shopping @plazaniteroi e no Instagram @tastelabfestival.

  • Vila Cervejeira celebra dia das mães
Vila Cervejeira promove evento com muita cerveja artesanal e shows. Foto: Divulgação

Atenção mães e filhos roqueiros e cervejeiros: o evento especial de Dia das Mães com banda cover de Deep Purple e Whitesnake da Vila Cervejeira é neste sábado, dia 7 de maio, a partir das 15h, no Centro.

A entrada é franca e o espaço kids com pula-pula é gratuito. presentes os taprooms das marcas Brewlab, Dead Dog, Fractal, Matisse (Les Fauves), Mosaico e Oca do Arariboia, além do gastronômico da Carro de Boi. Juntos, os espaços somam mais de 30 torneiras de chope e outras bebidas, tudo artesanal.

A Vila Cervejeira fica na rua Heitor Carrilho, 250, no Centro de Niterói e funciona no sábado das 15h às 23h.

  • Menu especial Dia das Mães
Linguine Mediterrâneo Al Mare. Foto: Divulgação

Para o Dia das Mães o chef Daniel Ramos, do Bistrô Reserva, em São Domingos, preparou um menu especial para a data, com drink cortesia da casa para quem optar pela sugestão do chef. O menu degustação, composto por entrada, prato principal e sobremesa, sai a R$112,00 e o cliente ainda ganha como cortesia um Bellini, drink refrescante feito da mistura do pêssego, limão e espumante.

Confira abaixo:

Entrada
Salada Caprese (alface americana e rúcula envolvidas no vinagrete de alho porró, acompanhada de mozarela de búfala e tomate).

Prato Principal
Linguine Mediterrâneo Al Mare (delicada massa salteada com frutos do mar frescos: polvo, camarão e mexilhão, envolvida em molho cremoso cítrico de limão siciliano e ervas finas)

Sobremesa
Pêche Melba, tradicional sobremesa francesa criada em 1893 por Auguste Escoffier, preparada com pêssego em calda, sorvete de creme, chantilly e culis de frutas vermelhas e amêndoas laminadas.

Reservas pelo WhatsApp: (21) 98501-7814

O Bistrô Reserva fica no Reserva Cultural na Av Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos, e funciona das 12h às 22h.

  • Estreias da cine semana no Reserva
Reserva tem estreia de Klondike: A Guerra na Ucrânia”. Foto: Reprodução da internet

Os destaques da programação do Reserva neste fim de semana são as estreias de “A Fratura” de Catherine Corsini e “Klondike: A Guerra na Ucrânia”, de Maryna Er Gorbach. Seguem na programação: Sonic 2, Downtown Abbey 2 e Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore.

Confira a programação completa abaixo:

Sala 1

SONIC 2 – O FILME

EUA (2022) – 122 MIN.

Direção: Jelf Fowler

Horário: 14h20 (DUB) * somente sábado e domingo

MEDIDA PROVISÓRIA

BRASIL (2020) – 103 MIN.

Direção: Lázaro Ramos

Horário: 16h50 / 19h / 21h

 

Sala 2

DOWNTON ABBEY II – UMA NOVA ERA

REINO UNIDO (2021) – 126 MIN.

Direção: Simon Curtis

Horário: 15h30 / 18h20

A NOITE DO TRIUNFO

FRANÇA (2020) – 106 MIN.

Direção: Emmanuel Courcol

Horário: 20h50

 

Sala 3

A FRATURA – ESTREIA

FRANÇA (2021) – 100 MIN.

Direção: Catherine Corsini

Horário: 15h50 / 18h / 20h20

 

Sala 4

ANIMAIS FANTÁSTICOS: Os Segredos de Dumbledore

EUA/REINOUNIDO (2022) – 142 MIN.

Direção: David Yates

Horário: 17h10 (LEG)

KLONDIKE: A GUERRA NA UCRÂNIA – ESTREIA

TURKEY/UKRAINE (2022) – 100 MIN.

Direção: Maryna Er Gorbach

Horário: 15h /20h

 

Sala 5

ROGAI POR NÓS – OS SANTOS DO BRASIL – ESTREIA

BRASIL (2021) – 140 MIN.

Direção: Wagner De Assis

Narração: Vannessa Gerbelli

Horário: 15h

DETETIVE DO PRÉDIO AZUL 3

BRASIL (2019) – 105 MIN.

Direção: Mauro Lima

Horário: 17h40

CIDADE PERDIDA

USA (2022) – 112 MIN.

Direção: Aaron Nee, Adam Nee

Horário: 20h

  • Mostra “Para um lugar suspenso”
Icléa Eccard ocupa a Galeria Reserva Cultural com seu projeto mais recente. Foto: Divulgação

Depois de uma trajetória que inclui passagens pelas artes gráficas, música, gravura e escultura e após longa jornada de exposições coletivas e individuais, a artista Icléa Eccard ocupa a Galeria Reserva Cultural com seu projeto mais recente: a mostra “Para um lugar suspenso”. A entrada é franca.

Realizada pela Eixo Arte Contemporânea com curadoria de Vilmar Madruga, a mostra abre ao público no dia 7 de maio, sábado, às 19h e fica em cartaz até o dia 19 de junho. O projeto da mostra foi desenvolvido especialmente para o espaço do Reserva Cultural, a partir de uma experiência que a artista fez há alguns anos com telas de arame e limalha, pequenas sobras de alumínio de tamanhos e formatos diversos.

Serviço

Abertura: Sábado (7 de maio) às 19h

Visitação: Diariamente de 8 de maio a 19 de junho das 12h às 22h

Local: Galeria Reserva Cultural

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos

Entrada franca

  • 7 anos do Celeiro Samba Clube
Celeiro Samba Clube celebra seus 7 anos com shows que transitam entre o samba, pagode e set de DJ. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O aniversário de 7 anos do Celeiro Samba Clube será realizado nesta sábado ao som de muito samba, pagode e cervejinha gelada, no Rio Cicket. Para abrir a festa, um show de pagode com o cantor Mullatto, que tocará os maiores sucessos do retrô e do pagode atual. Nos intervalos para sacudir o público presente, a pista será comandada pelo DJ Wlad (Open Formact) para tocar os hits do momento e aquela sequência das antigas.

Em seguida o Celeiro Samba Clube, com sua roda de bambas, convida o público a sambar e bater na palma da mão ao som dos maiores clássicos do samba. Para fechar, a participação do cantor Leandro Sapucahy, que traz no repertório seus maiores sucessos.

Serviço:

7 Anos do Celeiro Samba Clube

Data: Sábado (7 de maio), às 17h
Pagode do Mullatto + Roda do Celeiro + Leandro Sapucahy + DJ Wlad
Local: Rio Cricket Associação Atlética
Endereço: Rua Fagundes Varela, 637 – Ingá
Informações (WhatsApp): (21) 99347-6300
Classificação etária: 18 anos

  • “O Alienista”, no Theatro Municipal 
Último fim de semana para conferir “O Alienista”, no Theatro Municipal

Livremente inspirado no conto homônimo de Machado de Assis e com texto de Celso Taddei e Gustavo Paso, a peça “Alienista”, em cartaz no Theatro Municipal, tem no elenco o ator Romulo Estrela como Dr Simão Bacamarte, a fundadora da Cia Luciana Fávero, como Evarista e mais 12 atores. A peça está em curtíssima temporada e este é o último fim de semana em cartaz na cidade.

Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e estão à venda na bilheteria do teatro, pelo site ou pelo aplicativo da Sympla.

O funcionamento do espaço é permitido com até 100% da capacidade, mas é necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, por meio do aplicativo ConectSUS ou comprovante/caderneta/cartão impresso em papel timbrado. É facultativo o uso de máscaras pelo público durante a permanência nas dependências do teatro. Ficam mantidas as orientações de medidas de proteção à vida, tais como higienização das mãos e ventilação de ambientes.

Serviço:

Datas: Sábado (7 de maio), às 19h

Domingo (8 de maio), às 19h

Local: Theatro Municipal

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro.

COMPARTILHE