Niterói por niterói

Publicado

Show de Chico César, debate do ‘A Seguir:’ e festival de jazz: o fim de semana em Niterói promete

Por Fabiana Batista
Para celebrar o Dia da Consciência Negra e o aniversário da cidade, Niterói tem programação intensa, que listamos aqui pra vocês
chico-césar
Chico César é atração do Dia da Consciência Negra. Foto: Divulgação/Ana Oliveira

Neste fim de semana, em Niterói, só fica sem se divertir quem quiser. O fim de semana será todo de celebrações, tanto do Dia da Consciência Negra, quanto do Aniversário de Niterói. No sábado, o “A Seguir:” promove um debate sobre jornalismo local na Livraria da Travessa, e a Concha Acústica recebe o Festival Viva Zumbi, com a apresentação de Chico César. Já nos dias 20, 21 e 22, o Niterói Blues Jazz Festival encerra com chave de ouro as comemorações de 448 anos da cidade.

Veja programação abaixo:

  • Debate Niterói é a notícia

No sábado (20), às 18h, o A Seguir: Niterói, em parceria com a Livraria Travessa, vai realizar o debate “Niterói é notícia”. Meadiado pelo jornalista, editor e cronista, Luiz André Alzer, o debate reunirá ainda Ana Cláudia Guimarães, colunista do jornal O Globo – Niterói, a também jornalista Daniela Araújo, que coordena o projeto BemTV, e Luiz Cláudio Latgé, fundador e editor do A Seguir: Niterói.

Ao final do evento, o músico Jorge Jr., da Orquestra da Grota, brindará o público com uma apresentação especial, acompanhado de seu inseparável violino. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Use máscara.

Serviço

“Niterói é a notícia”

Data: 20/11 (sábado)

Horário: 18h

Local: Livraria da Travessa de Icaraí

Endereço: Rua Tavares de Macedo 240, Icaraí

  • Chico César e bateria do Salgueiro para celebrar Consciência Negra
Chico Cesar na programação de fim de semana; Foto: Divulgação

O Festival Viva Zumbi, programado para celebrar o Dia da Consciência Negra em Niterói, neste sábado (20), acontecerá o dia todo na Concha Acústica. Com uma série de atrações, a 13ª edição do evento é organizada pela ONG Cidadania em Movimento, com o apoio da Prefeitura de Niterói. A programação também inclui a banda Black, o grupo Mulheres Sambistas e a bateria e componentes da Acadêmicos do Salgueiro. Atração principal, Chico César toca, às 20h. Assim como em outros anos, a entrada é franca e será distribuída feijoada grátis.

Programação completa:

12h20: DJ Mabruxo

13h: Show Joca

13h45: DJ Mabruxo

14h: Show Mulheres Sambistas

14h45: Entrega Medalha Flávia Oliveira

15h15: Awure

16h30: DJ Mabruxo

17h: Show Banda Black Rio

18h30:  Dj Ciana

18h40: Bateria da Salgueiro

19h25: Az de Ouro (Tenda Axé) 

20h: Chico César

21h30: DJ Ciana

21h50: Baile Black Bom

23h: Encerramento

Serviço

“Festival Viva Zumbi”

Data: Sábado (20)

Horário: 9h às 23h

Local: Concha Acústica – Rua Aurelino Leal, s/nº, no Centro de Niterói.

Entrada Gratuita

Niterói Blues Jazz Festival no Municipal e Sala Nelson, no sábado (20), domingo (21) e segunda-feira (22); Foto: Divulgação
  • Niterói Blues Jazz Festival 

Para celebrar o aniversário de 448 anos, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, de sábado a segunda-feira, o Theatro Municipal de Niterói, às 19h e da Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30, vão receber atrações de blues e jazz nacionais e internacionais. Dentre eles, Chris Potter e Hamilton de Holanda, Roosevelt Collier, Keith Dunn & The Simi Brothers, Paulinho Guitarra e Marvio Ciribelli.

O ingresso precisa ser retirado nas bilheterias duas horas antes do espetáculo e pode ser trocado por 1 kg de alimento para a campanha Niterói Solidária Banco de Alimentos da cidade. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação e o uso de máscara.

PROGRAMAÇÃO

20/11 – sábado

Theatro Municipal de Niterói / 19h

Roosevelt Collier / abertura: Marvio Ciribelli

Sala Nelson Pereira dos Santos / 21h30

Keith Dunn & The Simi Brothers / abertura: Nanda Moura

21/11 – domingo

Theatro Municipal de Niterói / 19h

Keith Dunn & The Simi Brothers / abertura: Paulinho Guitarra

Sala Nelson Pereira dos Santos / 21h30

Roosevelt Collier / abertura: Taryn

22/11 – segunda

Theatro Municipal de Niterói / 19h

Chris Potter e Hamilton de Holanda / abertura: Gui Schwab

Sala Nelson Pereira dos Santos / 21h30

Azymuth & DJ NUTs / abertura: Soulshine Jam Band

Serviço

“Niterói Blues Jazz Festival”

Datas: Sábado (20), domingo (21) e segunda-feira (22)

Horários: 19h e 21h30

Locais: Theatro Municipal de Niterói – Rua Quinze de Novembro, 35, Centro. Sala Nelson Pereira dos Santos – Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos

  • Lançamento da coletânea “Pedagogia Social para o Século XXI”
Lançamento da coletânea “Pedagogia Social para o Século XXI”; Foto: Divulgação

No sábado (20), às 15h, será lançada a coletânea “Pedagogia Social para o Século XXI” na Livraria Blooks. Composta de seis livros, foi produzida pelo grupo “PIPAS”, de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense e traz os resultados mais recentes do trabalho demonstrando os caminhos do fazer e pensar de educadores sociais.

Serviço

Lançamento “Pedagogia Social para o Século XXI”

Data: Sábado (20)

Horário: 15h

Local: Livraria Blooks – Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos

  • Mestre em Matemática pela UFF lança três livros neste domingo (21)
Mestre em Matemática pela UFF lança três livros neste domingo (21)

Neste domingo (21), às 17h, no restaurante Jambeiro, no Ingá, serão lançados três livros da Professora de matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF Márcia da Silva Martins. “A Família dos Números Arteiros”, “Matemática se Aprende Brincando” e “Lógica: Uma Abordagem Introdutória”. A entrada é gratuita.

Nestes livros, Márcia promete facilitar a abordagem sobre a disciplina que costuma dar dor de cabeça às crianças. Primeiro livro voltado para o público infantil, Já “Matemática se Aprende Brincando” tem o foco em alunos do Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) até o início do Ensino Médio. E o livro “Lógica: Uma Abordagem Introdutória” é para um público mais amplo e, segundo Márcia, até alunos da graduação vão se deliciar com ele.

Serviço

“Lançamento de livros da escritora Márcia da Silva Martins”

Data: Domingo (21)

Horário: 17h

Local: Restaurante Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 131, Ingá

Entrada Gratuita

  • Harry Potter vai invadir o Reserva Cultural
Harry Potter vai invadir o Reserva Cultural no próximo domingo (21)

Para comemorar os 20 anos da saga Harry Potter, o cinema do Reserva Cultural, em parceria com a livraria Rocco, a Doce Sensação e a Gazeta Bruxa, exibirá o primeiro filme, “A Pedra Filosofal”, pela primeira vez em 3D. Serão três sessões no domingo (21), às 15h, 18h e 21h. A pré-venda de ingresso já está liberada pelo site e presencialmente.

A programação se estende para o Terraço do cinema, às 16h, com atividades realizadas pelos fãs do HP da Gazeta Bruxa e um bolo de aniversário da Doce Sensação.

Serviço

“Comemoração de 20 anos da saga Harry Potter”

Data: Domingo (21)

Horário: 15h às 21h

Local: Reserva Cultural – Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos

 

  • Livro sobre o Campo de São Bento

Na próxima segunda-feira (22), às 15h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Fundação de Arte de Niterói, pelo selo Niterói Livros, lança o livro “Campo de São Bento trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz”. No dia, estará presente Dea Lucia Amaral, mãe do ator Paulo Gustavo, a quem o livro é dedicado.

Com textos assinados pelos historiadores Andréa Telo da Corte e Carlos Eduardo Lima, ilustração de André Barroso e fotografia de Paulinho Muniz e Leo Zulluh, o livro também contou com a colaboração de apaixonados, niteroienses e visitantes, pelo Campo de São Bento, com fotos e depoimentos. 

Serviço

“Lançamento do livro ‘Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz’”

Data: Segunda-feira (22)

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento, Icaraí.

  • Teatro Popular apresenta o infantil “MJIBA – A Boneca Guerreira”

Também tem programação de aniversário da cidade e de celebração do dia da consciência negra para as crianças. Na segunda-feira (22), às 16h, o Teatro Popular apresenta a peça infantil “MJIBA – A Boneca Guerreira”. A entrada será 1 kg de alimento. O espetáculo, que conta com a direção de Paula Klein, foi criado em homenagem às lutas das mulheres negras

Serviço

“Teatro infantil: ‘MJIBA – A Boneca Guerreira’”

Data: Segunda-feira (22)

Horário: 16h

Local: Teatro Popular – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email