Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Sexta colocação garante Acadêmicos do Sossego na Série A do Carnaval do Rio

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em Niterói, a escola vencedora foi a Folia da Viradouro
escola sossego
Foto: Reprodução

A Acadêmicos do Sossego será a única escola de samba de Niterói a desfilar na Série A do Carnaval do Rio de Janeiro, em 2023. A agremiação do Largo da Batalha obteve a sexta colocação, este ano, dentre 15 escolas, com o enredo “Visões xamânicas”, sobre profecias indígenas que alertam para o colapso do planeta se a humanidade não cuidar do meio ambiente. A Sossego foi a última a entrar no Sambódromo, já com o dia claro. As apresentações da Série A começaram na noite de quarta-feira passada, 20 de abril.

A Acadêmicos do Cubango, última colocada da Série A, foi rebaixada. Assim, em 2023, vai integrar a Série B que desfila na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho. A escola teve como enredo “O amor preto cura: Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil”, uma homenagem  à atriz , grande personalidade de representatividade da cultura e da arte negra no Brasil. O rebaixamento deve acirrar a crise financeira e de gestão que a escola atravessa desde 2020.

Já a “vizinha” Porto da Pedra ficou com a segunda colocação, na mesma Série. A escola de São Gonçalo levou para a avenida o enredo “Caçador que Traz Alegria”, uma homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, escritora e yalorixá que lutou pelo respeito ao candomblé.

Niterói

Pela quinta vez, a escola de samba Folia da Viradouro foi a grande campeã do Carnaval de Niterói. Fundada em 2000, a escola cuja sede fica em Santa Rosa, teve como enredo o bairro de Jurujuba. A agremiação levou o título dos jurados, mas não do público. Pela votação on-line, a escola vencedora do Grupo A, o principal, foi a Sabiá, do Fonseca, que levou para a avenida o enredo  “Meu povo, meu chão, Gonzaga” , uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Folia da Viradouro

Jurados e público também divergiram em relação aos melhores dos grupos B e C. Os jurados sagraram campeões, respectivamente, Cacique de São José (Fonseca) e Garra de Ouro (Largo da Batalha). Na opinião do júri popular, porém, os melhores foram Império de Arariboia (São Lourenço) e Império de Charitas.

Leia também: Viradouro entre as campeãs do Carnaval; escola de Niterói fica em terceiro lugar no Grupo Especial do Rio de Janeiro.

 

COMPARTILHE