COMPARTILHE
Três das quatro áreas de atuação do programa Segurança Presente, em Niterói, tiveram seus horários reduzidos.
Na Região Oceânica, Icaraí e Santa Bárbara, o policiamento começará a ser feito às 7h e não mais às 5h e seguirá até às 2h. No Centro, o horário da atuação do Segurança Presente permanece o mesmo: das 6h às 22h.
Leia mais: Niterói quer acabar com as motos barulhentas
A informação foi dada pelo subtenente Bandeira, durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública realizada nesta quarta-feira (8), na sede da CDL, no Centro. Segundo ele, a mudança foi determinada pelo Palácio Guanabara e passa a valer a partir da próxima segunda-feira (13). Da reunião também participaram os novos secretário e sub de Ordem Pública de Niterói, respectivamente, coronel Gilson Chagas e major Davi Ricardo Costa, ex-coordenador do Niterói Presente (2017-2019), além de ex-coordenador operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro (2020).
O Segurança Presente é de responsabilidade do governo estadual desde setembro de 2021. Até então, a gestão do programa, com o nome Niterói Presente, era, desde 2017, da prefeitura. O subtenente Bandeira participou da reunião como representante do Tenente Carvalho que está de férias. Ele ocupa, provisoriamente, a coordenação do programa.
Em 29 de novembro passado, o major Sergio Caminha de Castro foi designado pela secretaria de estado de Polícia Militar para assumir a coordenação do programa em substituição ao major Abrahão de Souza Climaco da Cunha. Castro, porém, ainda não tomou posse do novo cargo e, portanto, ainda não assumiu a missão.
Sobre o horário do Segurança Presente, em Niterói, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Francis Leonardo, reivindicou que o horário do programa termine mais tarde, no Centro.
– Às 22h, estudantes ainda estão saindo das universidades. É o horário do fechamento dos shoppings para o público, sendo que os funcionários e empresários ainda permanecem lá dentro e só saem mais tarde. É importante que o Segurança Presente não deixe o Centro às 22h – afirmou.
COMPARTILHE