Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Segurança de 32 municípios do Rio será reforçada durante as eleições

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em Niterói, Tribunal Regional Eleitoral remanejou o local de votação de 6.396 eleitores por motivos de segurança
força nacional de segurança
As três armas prepararam operações, no Rio. Foto: Agência Brasil

Policiais da Força Federal vão reforçar a segurança, nas eleições, em 32 municípios do Rio de Janeiro, com foco em cerca de 500 locais de votação e em vias expressas. A informação foi dada nesta quinta-feira (26) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sem porém, listar os municípios que terão segurança reforçada.

De acordo com o TRE, as três armas prepararam operações especiais para o período, no estado. As ações foram definidas na quarta-feira (25), pelo Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (GAESI) do TRE-RJ. A coalizão é formada por representantes de forças de segurança que atuam na prevenção e repressão de condutas criminosas que possam colocar em risco a normalidade das eleições. Os militares atuam no reforço da segurança e no apoio logístico.

Leia mais: Será que seu local de votação mudou?

O TRE-RJ informou que já foram deflagradas três operações, no Rio: “Operação Guanabara” (Exército), “Operação Tamandaré” (Marinha) e “Operação Santos Dumont” (Aeronáutica), sem porém, fornecer detalhes sobre as ações . Foi acertada, ainda, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Polícia Civil e a Polícia Federal, para que o órgão estadual receba ocorrências de crimes eleitorais fora da cidade do Rio de Janeiro, em função da capilaridade de sua rede.

A presença dos militares nas eleições do Rio de Janeiro é fruto de um pedido do TRE-RJ ao Tribunal Superior Eleitoral, feito em parceria com o Governo do Estado. Além do Rio de Janeiro, o TSE aprovou o envio de tropas federais para reforçar a segurança dos estados de Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Niterói

TRE-RJ remanejou 53 locais de votação para as Eleições de 2024 por motivos de segurança. Somados, eles impactam 171.341 eleitores, de dez cidades, que votarão em novos endereços no dia 6 de outubro.

Desse total, 6.396 eleitores são de Niterói. O TRE-RJ não informou em quais regiões ocorreram os locais de votação, no município.

Leia mais: Poder paralelo: 22,6% da população de Niterói vivem sob controle de grupos armados

De acordo com o TRE-RJ, nos antigos locais “as urnas eletrônicas precisavam chegar protegidas por veículos blindados e com a mobilização de amplo efetivo policial”:

– Tudo foi feito com muito cuidado, pensando no bem-estar do eleitor, na lisura e na isonomia da disputa entre os candidatos. Nós alteramos 53 locais de votação por motivos de segurança, o que simplificou a operação logística. Assim, os eleitores votarão em locais mais protegidos, livres de influências e pressões externas, e o excedente de efetivo mobilizado para esses locais será otimizado, com distribuição orientada pela inteligência – afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Urnas

A Secretaria de Estado de Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de  todo o estado, e atuará em suporte à fiscalização eleitoral, junto aos juízos eleitorais. Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Guarda Municipal oferecerá apoio na segurança de 99 locais de votação e atuará na orientação do trânsito, garantindo a livre circulação de eleitores durante todo o dia de votação.

 

 

COMPARTILHE