21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Secretaria estadual de Saúde aponta melhora nos indicadores de Covid

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Casos e internações começaram a diminuir na última semana, depois de oito semanas em alta
IMG_6654
A vacinação é a melhor proteção contra a Covid. Foto: divulgação

A nova onda de Covid dá sinais de queda. É o que sustenta o relatório do Panorama Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (8). De acordo com o documento, os “indicadores precoces” da Covid-19 apresentam tendência de redução. “Os atendimentos por síndrome gripal diminuíram, assim como as solicitações de internação. A tendência é que os números continuem caindo. Para tanto, precisamos que a população mantenha o esquema vacinal em dia e retorne aos postos de saúde para receber o imunizante”. ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A análise considera os dados registrados na semana de 27 de junho a 3 de julho. Mas coincide com os números que aparecem no Mapa da Covid. Foram registrados nesta semana epidemiológica, a SE 27, 31.104 novos casos no estado, contra 39.188 na semana anterior, confirmando a tendência de queda depois de quase oito semanas de alta. Em Niterói, os número não são diferentes: foram 865 novos casos, contra 9.795 na SE 26.

O relatório

“Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual (UPAs) caíram 5,6% em relação à semana anterior. Na semana de 20 a 26 de junho, a média diária de atendimentos foi de 640, sendo 374 de adultos. Já na semana de 27 de junho a 3 de julho, a média diária foi de 603 atendimentos, sendo 347 de adultos.

Na última semana, foram realizados em média 11.700 testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 27%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 700 exames por dia, com positividade de 32%. Na semana de 20 a 26 de junho, a positividade dos testes de antígeno estava em 30% e a dos exames de RT-PCR, em 37%.

Quanto às solicitações de leito para tratamento da Covid-19, a média diária foi de 31 por dia, sendo de 17 para UTI e 14 de enfermaria. Uma redução de 25% em relação à semana de 20 a 26 de junho, quando foi registrada uma média diária de 22 solicitações para UTI e 18 de enfermaria.

A média diária de pessoas aguardando um leito também teve uma redução de 29%. Na semana de 27 de junho a 3 de julho, foram 39 para UTI e 23 para enfermaria. Importante ressaltar que a fila é dinâmica e, ao longo das 24h, pessoas entram e saem dessa fila.”

Covid em Niterói

Niterói registrou na última semana 865 casos, confirmando a tendência de queda. O pico de registros nesta quarta onda da Covis aconteceu na SE 24, no mês passado.,  quando foram detectados 1.131 novos casos. O número de internações hospitalares se mantém estável, com 94 pessoas internadas em leitos ou UTIs dos hospitais particulares da cidade. A Prefeitura de Niterói deixou de informar a ocupação da rede do SUS. Desde o início da pandemia, Niterói registrou 81.549 casos da doença e 2.837 mortes.

 

 

COMPARTILHE