COMPARTILHE
A Secretaria de Estado de Saúde reforçou o apelo para a população completar o esquema de vacinação, com as doses correspondentes à imunização recomendada para cada faixa etária, dos mais jovens aos idosos. A recomendação foi feito pelo Secretário Alexandre Chieppe, diante do nova onda da doença. Nesta segunda-feira (13), o Painel da Covid registrava 34.925 novos casos no estado, na última semana, um aumento de 189% em relação a quatro semanas atrás, num cenário de reconhecida subnotificação.
O Panorama Covid-19, divulgado na sexta-feira (10) já mostrava um cenário com tendência de crescimento dos indicadores precoces da Covid-19, mas com solicitações de leitos ainda em patamares baixos. O documento considera os dados registrados na semana de 29 de maio a 5 de junho e não captura o aumento dos casos na última semana. Para enfrentar o desmonte da testagem nos municípios, o governo do estado está distribuindo cerca de 450 mil testes de antígeno aos municípios que solicitarem, com a recomendação para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.
A melhor recomendação para enfrentar a Covid, no entanto, é a vacinação, que, em Niterói, já oferece quatro doses para os moradores acima de 50 anos. Veja quem deve se vacinar e quantas doses deve tomar.
Quem deve se vacinar
Adultos com mais de 50 anos – Quatro doses
Idosos com mais de 60 anos institucionalizados – Quatro doses
Adultos entre 18 e 49 anos – Três doses
Adultos com mais de 18 anos imunossuprimidos – Quatro doses
Jovens de 12 a 17 anos – Três doses
Jovens de 12 a 17 anos imunossuprimidos – Três doses
Crianças de 5 a 11 anos – Duas doses
Adultos com mais de 18 anos que tomaram Janssen – Duas doses
Adultos com mais de 18 anos que tomaram Janssen e são imunossuprimidos – Três doses
Adultos com mais de 50 anos ou profissionais da saúde que tomaram Janssen – Três doses
COMPARTILHE