Niterói por niterói

Publicado

Secretaria de Cultura de Maricá lança o projeto Maricá Filmes

Por Livia Figueiredo
Iniciativa tem como objetivo fomentar a produção local, com a criação do polo de cinema, e dar visibilidade às produções com o streaming
Lançamento do Maricá Filmes. Foto- Gustavo Stephan
Lançamento do Maricá Filmes. Foto: Gustavo Stephan

Com a proposta de transformar Maricá numa cidade referência do audiovisual, o Cine Henfil foi palco na última quinta-feira, da assinatura simbólica do contrato para o desenvolvimento do projeto Maricá Filmes. O programa tem como objetivo aumentar o fluxo do audiovisual na cidade por meio de três frentes: Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento, em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTIM); Streaming, que reúne conteúdo independente e de livre exibição, com viés educacional, cultural e libertário; e atração de produções para filmagens em Maricá.

O Secretário de Cultura, Sady Bianchin, o diretor-presidente do Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, os atores, Antônio Pitanga e Rocco Pitanga e parte do elenco do filme “Malês”, o diretor de cinema, Flávio Tambellini, marcaram presença. Além deles, o Secretário da Fazenda, Julio Carolino, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha e os vereadores Hadesh e Andrea Cunha também participaram da cerimônia.

O Secretário de Cultura, Sady Bianchin, discursando. Foto: Gustavo Stephan

Na abertura, o cantor Ronaldo Valentim e a atriz Marcela Giannini fizeram uma apresentação. O músico cantou canções em homenagem à cidade e a artista declamou poesias. O Secretário de Cultura, Sady Bianchin, fez um discurso sobre a importância da democratização da cultura e do audiovisual. O Maricá Filmes, que tem a proposta não apenas de fomentar a produção local com a criação do polo de cinema, mas também dar visibilidade às produções com o streaming, vai permitir a distribuição de forma mais democrática e eficaz de produções, além de gerar renda na economia afetiva.

Um dos pontos altos da noite foi o discurso do ator Antônio Pitanga e de parte do elenco do filme “Malês”, que está sendo rodado parcialmente na Fazenda Bananal, em Maricá. A obra é inspirada na Revolta dos Malês, que ocorreu em 1835, quando uma rebelião de caráter racial foi realizada contra a escravidão e a imposição da religião católica. O longa conta, inclusive, com figurantes maricaenses.

O ator Antônio Pitanga faz discurso ao lado de parte do elenco do filme “Malês”. Foto: Gustavo Stephan

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email