Niterói por niterói

Publicado

São Gonçalo vacina toda a população acima de seis meses contra a gripe

Município segue determinação do Ministério da Saúde, diante da baixa cobertura vacinal
São Gonçalo amplia vacinação contra a gripe : Foto- Divulgação Prefeitura de São Gonçalo
São Gonçalo amplia vacinação contra a gripe / Foto: Divulgação Prefeitura de São Gonçalo

Assim como em Niterói, A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo começou a vacinar, nesta terça-feira (6), toda a população, com mais de seis meses de idade, contra a gripe. A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada e continuará por tempo indeterminado na cidade. Ao todo, 66 unidades de saúde oferecem a vacina, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

A mudança na vacinação contra a influenza, que só atendia a grupos prioritários, é orientação do Ministério da Saúde, diante da baixa cobertura vacinal em todo o país. Os grupos prioritários elencados em três fases podem continuar se vacinando normalmente.

Intervalo de 14 dias entre imunizantes

Os gonçalenses, no entanto, têm que ficar atentos ao intervalo entre os imunizantes da gripe e da Covid-19, que deve ser de 14 dias. Quem já tomou a vacina da Covid-19, tem que esperar 14 dias para procurar as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe. E quem já tomou a vacina da gripe também tem que esperar 14 dias para tomar a vacina contra o coronavírus. Quem tomou a primeira dose de qualquer vacina contra a Covid-19 e está aguardando a segunda dose, pode tomar a vacina da gripe neste intervalo, sempre obedecendo o espaço de 14 dias entre elas.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina contra a Covid-19. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da vacina.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email