Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

São Gonçalo quer arte do grafite nos viadutos no lugar de pichações e propaganda irregular

COMPARTILHE

Prefeitura convidou o artista Marcelo Eco para ser o curador do projeto que vai combater a poluição visual na cidade
São Gonçalo começar a colorir com grafite viadutos da cidade. Foto- Prefeitura de SG: Renan Otto
São Gonçalo começar a colorir com grafite viadutos da cidade. Foto: Prefeitura de SG/ Renan Otto

As novas cores já podem ser vistas no viaduto de Alcântara. O artista Marcelo Eco, curador do projeto de grafite nos viadutos de São Gonçalo, iniciou os trabalhos neste sábado (31): o viaduto foi o primeiro na lista de painéis ao ar livre que a cidade pretende renovar. Nove artistas participaram da pintura.

Em fevereiro, o Prefeito Capitão Nelson recebeu um grupo de grafiteiros da cidade para desenvolver um projeto para melhor o aspecto da cidade e que fosse capaz de conscientizar a população para a necessidade de conservar o local. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

Marcelo Eco é nascido e criado em São Gonçalo e convidou grafiteiros da cidade para participar da empreitada. “Está sendo uma grande honra. Eu fiz a concepção do painel, mas cada artista vai ter a liberdade de trabalhar dentro da área. O mérito é de todos pois serão os traços deles que darão vida ao painel.” Eco tem trabalhos estampadas no Brasil e no exterior e em diversos ponto da cidade, como nas fachadas do Teatro Municipal e da Galeria de Artes; no monumento da Praça Dr Luiz Palmier (Praça da Marisa); e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

– Sou um artista de São Gonçalo, busquei minha carreira fora daqui até pela falta de oportunidade, e retornar depois de rodar o mundo é um prazer, principalmente por ter o trabalho reconhecido e, juntamente com a prefeitura, ajudar no crescimento desses artistas, com toda a minha bagagem, potencializando o trabalho deles. Me sinto muito honrado – disse.

COMPARTILHE