Niterói por niterói

Publicado

São Gonçalo adia festejos de Carnaval

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Medida foi tomada em função das fortes chuvas que atingiram o município. Quatro pessoas morreram e mais de 200 estão desabrigadas
Limpeza-Pos-Chuva-Conservacao-Boacu-Boassu-Foto-Julio-Diniz-15-02-2023-5-1
Equipes da Prefeitura estão tirando lama e lixo das ruas. Foto: Prefeitura de São Gonçalo

Em respeito às vítimas das fortes chuvas que atingiram São Gonçalo, nos últimos dias, a Prefeitura do município, que se encontra em Situação de Emergência, adiou as festividades do Carnaval 2023.

Leia mais: Carnaval em Niterói tem previsão de chuva forte no sábado e moderada no domingo

Assim, shows de artistas locais e escolas de samba da cidade, que seriam realizadas de sábado (18) até terça (21), em sete bairros, foram suspensas. Novas datas serão marcadas para as apresentações.

O Corpo de Bombeiro segue na busca por vítimas fatais em decorrência dos nove deslizamentos que aconteceram, na cidade, desde a última terça-feira (14). Até o momento, há o registro de quatro mortes em decorrência das chuvas. Até quarta-feira, o município contabilizou 248 pessoas desabrigadas e 23 desalojadas.

Pelo menos 43 famílias que moram na região mais afetada foram  levadas para pontos de apoio. Ao todo, a Defesa Civil de São Gonçalo já interditou 10 casas com risco de desabamento.

Equipes do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo estão fazendo a retirada de lixo e lama pela cidade.

Aplicativo

Buscando agilizar os atendimentos das pessoas atingidas pelas chuvas, a população de São Gonçalo pode mandar uma ocorrência para ser avaliada pela Defesa Civil através de uma aba no aplicativo Colab. A plataforma agora conta com um ícone exclusivo para que o cidadão possa relatar sua ocorrência, fotografá-la e enviá-la para a análise da Defesa Civil.

Assim, em questão de minutos, será possível solicitar a avaliação de uma ocorrência e agilizar a ação do órgão, quando for necessário. Com isso, a Defesa Civil ganha agilidade na capacidade para receber e avaliar uma quantidade muito maior de solicitações, o que também se reflete em atendimentos mais rápidos e assertivos.

O recurso é temporário e ficará disponível durante o período de chuvas. O aplicativo Colab está disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e IOS.

COMPARTILHE