21 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

São Domingos é cultura: Conheça o projeto do Museu do Cinema Brasileiro

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Espaço mostrará os marcos da trajetória do cinema brasileiro, com exibições de curtas-metragens, documentários e ainda terá exposições fixas e temporárias
Museu-do-Cinema02
Museu ficará localizado no Centro Petrobras de Cinema, dentro do Reserva Cultural. Foto: Divulgação

O bairro de São Domingos vem se consolidando cada vez mais como um reduto cultural. Além do Espaço Cantareira, com seus bares e música ao vivo, o Reserva Cultural com suas salas de cinema, e a inauguração recente da Casa 264, mais um local chega para somar a cena artística da cidade: o Museu do Cinema Brasileiro.

Localizado no Centro Petrobras de Cinema, dentro do Reserva Cultural, em São Domingos, será o primeiro espaço dedicado exclusivamente à história do cinema nacional. Ele irá ocupar o prédio em forma de rolo de filme, nos andares acima da Sala Nelson Pereira dos Santos.

Foto: Divulgação

Leia mais: Talíria Petrone sobre segundo turno em Niterói: “Não tenho nenhum problema de dizer que vou votar em Rodrigo Neves

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o investimento na obra será de R$ 12 milhões. O edital para a definição da empresa responsável pela execução será lançado na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael.

Interação e diversidade

O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço interativo que celebrará a diversidade e a história do cinema nacional. Irá ocupar dois andares, cada um com mil metros quadrados, o local contará com uma curadoria que reflete a evolução do cinema brasileiro ao longo dos anos.

O projeto

No primeiro andar, os visitantes poderão explorar uma linha do tempo que destaca os principais marcos da trajetória do cinema brasileiro, com exibições de curtas-metragens, documentários e equipamentos audiovisuais.

Além disso, serão apresentadas réplicas funcionais de cinematógrafos. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva e interativa para todas as idades com o uso de tecnologias de realidade virtual e sensorial.

Já o segundo andar será destinado a exposições fixas e temporárias, além de um espaço educativo, ideal para a realização de eventos culturais. Entre as atrações fixas, o museu prestará homenagem a dois grandes nomes do cinema de Niterói: Nelson Pereira dos Santos e Paulo Gustavo.

“O Museu do Cinema Brasileiro promete consolidar Niterói como um importante polo cultural e turístico, promovendo a preservação e a celebração do cinema nacional”, afirmou em nota a Prefeitura.

COMPARTILHE