COMPARTILHE
O bairro de São Domingos vem se consolidando cada vez mais como um reduto cultural. Além do Espaço Cantareira, com seus bares e música ao vivo, o Reserva Cultural com suas salas de cinema, e a inauguração recente da Casa 264, mais um local chega para somar a cena artística da cidade: o Museu do Cinema Brasileiro.
Localizado no Centro Petrobras de Cinema, dentro do Reserva Cultural, em São Domingos, será o primeiro espaço dedicado exclusivamente à história do cinema nacional. Ele irá ocupar o prédio em forma de rolo de filme, nos andares acima da Sala Nelson Pereira dos Santos.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, o investimento na obra será de R$ 12 milhões. O edital para a definição da empresa responsável pela execução será lançado na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael.
O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço interativo que celebrará a diversidade e a história do cinema nacional. Irá ocupar dois andares, cada um com mil metros quadrados, o local contará com uma curadoria que reflete a evolução do cinema brasileiro ao longo dos anos.
No primeiro andar, os visitantes poderão explorar uma linha do tempo que destaca os principais marcos da trajetória do cinema brasileiro, com exibições de curtas-metragens, documentários e equipamentos audiovisuais.
Além disso, serão apresentadas réplicas funcionais de cinematógrafos. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva e interativa para todas as idades com o uso de tecnologias de realidade virtual e sensorial.
Já o segundo andar será destinado a exposições fixas e temporárias, além de um espaço educativo, ideal para a realização de eventos culturais. Entre as atrações fixas, o museu prestará homenagem a dois grandes nomes do cinema de Niterói: Nelson Pereira dos Santos e Paulo Gustavo.
“O Museu do Cinema Brasileiro promete consolidar Niterói como um importante polo cultural e turístico, promovendo a preservação e a celebração do cinema nacional”, afirmou em nota a Prefeitura.
COMPARTILHE