O Quarteto do Rio é um grupo vocal e instrumental formado por ex-integrantes do conjunto Os Cariocas a partir da morte do Maestro Severino Filho, líder do tradicional grupo, em 2016. Da formação atual do Quarteto do Rio fazem parte Neil Teixeira (baixo e voz), Hernane Castro (bateria e voz), Leandro Freixo (piano e voz) e Eloi Vicente (violão e voz).
Chico Buarque, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos continua sendo um artista atuante na cultura do nosso país.
Atuando em várias áreas, entre elas a música, a literatura e o teatro, nos oferece com suas composições musicais, entre melodias e letras, uma obra gigantesca de imensa qualidade. Para nós do Quarteto do Rio é uma felicidade enorme poder interpretar esse repertório com arranjos especiais e exclusivos para as suas canções.
Por que recomendamos?
No show “Quarteto do Rio em homenagem a Chico Buarque”, o grupo se apresenta com seus instrumentos e suas vozes em vocal com seus arranjos especiais interpretando obras ligadas a esse artista fantástico que merece toda a nossa admiração. Além da homenagem a Chico Buarque há ainda uma referência à Bossa Nova e aos festivais de música que, no final dos anos 60, projetaram um time de compositores.
Serviço:
Datas: 26 e 27 de abril
Horários: Sábado 20h | Domingo 19h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 60 (inteira) – R$ 30 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: Livre
Samba no Barreto
O projeto Samba Niterói chega ao Barreto neste sábado (26), a partir das 16h, com a apresentação do Samba Diferente, na Praça Flávio Palmier, com entrada gratuita.
O Samba Diferente é um projeto cultural da Fundação de Arte de Niterói, formado por músicos da cidade de Niterói, que existe há 10 anos. Atualmente, o projeto busca se fixar em alguma praça ou espaço cultural da Zona Norte da cidade.
A primeira edição aconteceu em março de 2015 no Clube Fluminense, sempre contando com a presença de um convidado especial do mundo do samba para comandar a roda. Dentre os convidados podemos citar os ilustres Moacir Luz, Marquinhos Sathan, Toninho Geraes, João Martins, Inácio Rios, Renato da Rocinha, Renato Milagres, Marcelinho Moreira, Fred Camacho, entre outros.
Por que recomendamos?
O projeto segue diversas vertentes do samba, como o samba de roda, samba de raiz, jongo, maracatu, xaxado e samba enredo e já passou por diversos clubes e casas de show de Niterói, além de parques e praças da cidade como Horto do Barreto, Horto do Fonseca e Rua do Samba, no Largo da Batalha.
Serviço:
Data: 26 de abril
Horário: 16h
Local: Praça Flávio Palmier, Barreto
GRATUITO
Orquestra da Grota e Som Doce da Grota
O domingo (27) será de dose dupla para quem admira o trabalho musical e de inclusão social realizado pelo Espaço Cultural da Grota em Niterói. Pela manhã, às 11h, a Orquestra da Grota realiza um concerto no Solar do Jambeiro.
Já às 15h30, no Museu do Ingá, será a vez do grupo de flautas Som Doce da Grota mostrar o repertório que será apresentado em junho no Boston Early Music Festival, nos EUA. Ambas as apresentações são gratuitas.
Por que recomendamos?
O Som Doce da Grota vai interpretar somente músicas brasileiras arranjadas e adaptadas para flauta doce, proporcionando uma nova sonoridade para canções eternizadas por nomes como Milton Nascimento, Pixinguinha, Gilberto Gil e Marisa Monte, entre outros.
Já a Orquestra da Grota apresenta o espetáculo “Retratos Europeus”, um passeio musical pelo legado dos grandes mestres da música erudita do Velho Continente, como define o maestro Gustavo Fernandes. No programa, obras de Antonio Vivaldi, Felix Mendelsohn e Johann Straus e outros.
As apresentações distintas dos principais grupos do Espaço Cultural da Grota serão em locais bem próximos e horários bastante confortáveis para que o público consiga assistir aos dois concertos.