Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rua Moreira César, em Niterói, pode se chamar Rua Ator Paulo Gustavo

Por Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Prefeito Axel Grael pretende abrir consulta pública para a troca do nome de uma das vias mais famosas da cidade
paulo gustavo 10
O ator Paulo Gustavo / Foto: Reprodução da internet

O enorme legado que o ator e humorista Paulo Gustavo deixa para Niterói motivou o prefeito Axel Grael a prestar uma grande homenagem ao ator, vítima da Covid-19. Em uma rede social, Grael afirmou que irá abrir uma consulta pública, através do Colab, para a troca do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. A proposta é eternizar o laço do ator com a cidade em uma das ruas mais populares da cidade. A consulta poderá ser acessada clicando neste link e vai até sábado (08). Também é possível votar pelo aplicativo Colab, disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Leia também: Amigos e fãs prestam homenagens ao ator Paulo Gustavo

O prefeito de Niterói declarou que a genialidade e o amor de Paulo Gustavo por Niterói marcaram sua trajetória e “nada mais justo que a cidade retribuir e demonstrar toda a admiração por seu trabalho e a dor que sentimos neste momento”.

Em depoimento em sua conta no Twitter, o prefeito aproveitou para fazer um apelo à população e disse que o ator foi mais uma vítima da Covid-19, que já matou mais de 400 mil pessoas no Brasil:

Leia mais: Paulo Gustavo e Niterói, uma história de amor

– Aproveito para me solidarizar com todas as famílias que sofrem neste momento e reforço o pedido para que usem máscaras e mantenham o distanciamento sanitário. Formalmente, decretarei 3 dias de luto em Niterói pela triste perda de Paulo Gustavo. Todo o meu carinho e solidariedade aos familiares e amigos, sobretudo à Dona Déa Lúcia, Seu Júlio Márcio e ao Thales, seu grande amor.

Na manhã desta quarta (5), a vereadora Walkiria Niterói protocolou um pedido onde solicita o envio de um ofício à Prefeitura de Niterói para propor a troca de nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. Ela disse que a prefeitura, de maneira muito afetiva, veio de encontro a esta proposta e abrirá uma consulta pública para que a população participe da mudança.

– Hoje o Brasil inteiro chora a morte do Paulo Gustavo. Que parece ter dado rosto aos 412 mil brasileiros mortos e às dores que estamos sentindo. Andamos sem saber se haverá futuro e quem sobrará para testemunhá-lo. Anestesiados. De ontem pra hoje já senti o choro chegar a garganta um milhão de vezes e não chorei nenhuma lágrima. Temos chorado muito. O vírus chega cada vez mais perto. E o mais doloroso é saber que estamos morrendo de um mal para o qual poderíamos estar protegidos. O Brasil está morrendo de uma doença para a qual já temos vacina. Não tem dor que apague essa indignação – destacou a vereadora em uma publicação em uma rede social.

Apaixonado pela cidade natal, Paulo Gustavo fazia questão de sempre mostrar o carinho que tinha por Niterói em um dos seus grandes sucessos, a trilogia Minha Mãe é uma Peça, que se tornou a maior bilheteria do cinema nacional. Acompanhamos a hilária Dona Hermínia em uma história em que se passa em Niterói, encenada em lugares como Campo de São Bento e Praia de Icaraí.

Moreira César, uma figura controversa

A Rua Coronel Moreira César é uma homenagem ao Antônio Moreira César, uma figura controversa do Exército Brasileiro, com longo histórico de assassinatos. Aos 30 anos, foi responsável pela morte do redator do jornal “Corsário”, Apulcro de Castro. À frente do Exército Brasileiro, ele atuou na Revolta da Armada (1893-1895) e Guerra de Canudos (1896 -1897). Em 1892, tomou posse como comandante do 7º Batalhão de Infantaria, quando embarcou para Niterói, onde se registrava uma revolta do corpo policial. No ano de 1893 eclodiu a Revolta da Armada, apontada como rebelião iniciada por algumas unidades da Marinha do Brasil contra o governo do presidente da república marechal Floriano Peixoto.

COMPARTILHE