Niterói por niterói

Publicado

Rua Ator Paulo Gustavo, Icaraí; Niterói aprova homenagem ao ator

Prefeitura vai encaminhar projeto à Câmara Municipal para mudar o nome da rua Moreira César, com o apoio de 90% dos votos na consulta popular
paulo gustavo 21
Moradores votaram em peso pela homenagem ao ator Paulo Gustavo em Icaraí. Foto: Amanda Ares

Niterói disse ‘sim’ a Paulo Gustavo. Mais de 34 mil moradores votaram na consulta popular feita pela Prefeitura sobre a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo. Mais de 90% dos participantes apoiaram a homenagem e o Prefeito Axel Grael envia, nos próximos dias, uma Mensagem Executiva para a Câmara Municipal solicitando a alteração no nome da rua.

A pergunta feita na consulta popular era objetiva: “Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?” Mais de 30 mil votantes disseram que sim. A homenagem ao ator era uma unanimidade, embora algumas pessoas defendessem a instalação de um busto no Campo de São Bento ou a nomeação de um centro cultural, como o que está prometido para o prédio do Cinema Icaraí.

A consulta foi feita através da plataforma Colab, entre os dias 5 e 8 de abril. Essa foi a maior consulta realizada através do Colab no país e o maior processo participativo da cidade. Como exemplo, o plebiscito sobre o armamento da Guarda Municipal, em 2017, contou com a participação de cerca de 19 mil niteroienses. O bairro de Icaraí, onde fica a Rua Moreira César, marcou presença na votação, com quase 11 mil votos, mas moradores de diversos bairros da cidade participaram da consulta. As mulheres responderam por cerca de 70% dos votos. A faixa etária mais participativa foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida do grupo de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 anos (17%). Nascido e criado em Niterói, Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalhos. Como a Praia de Icaraí, o Campo de São Bento e até a padaria Beira Mar ganharam as telas de todo o país. O ator e humorista morreu na noite da última terça-feira (04) por complicações da Covid-19 depois de 52 dias internado. Diversas vezes o ator se mostrou preocupado e engajado na luta contra o coronavírus e no apoio aos mais vulneráveis.

A tramitação da homenagem pode não ser tão automática. Comerciantes se queixaram de prejuízos com a troca do endereço em documentos e material promocional e é possível que surjam questionamentos judiciais pela mudança numa rua tão conhecida, referência do comércio da cidade. Niterói já promoveu mudanças em outras ruas, com a Avenida Estácio de Sá, que passou a se chamar Roberto Silveira, e a Praia de Icaraí, batizada como Jornalista Alberto Torres.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email