9 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Roubo e furto de veículos estão em alta em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Dentre oito indicativos de violência, cinco apresentaram alta em um ano. Dados foram apresentados pelo comandante do 12º BPM, coronel Oliveira
Estacionamento rotativo ficará mais caro a partir de dezembro. Foto: Gabriel Mansur
O furto de carros aumentou em 47% em Niterói, no comparativo entre dezembro de 2024 e dezembro de 2023. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Em Niterói, dentre oito indicativos relacionados com segurança, cinco apresentaram alta em dezembro passado, em comparação com o mesmo período em 2023. Percentualmente, o maior deles foi o roubo a estabelecimento comercial que aumentou 50% em um ano: passou de 6 para 9 casos.

Leia mais: Segurança Presente reduz horário em Niterói

Em termos numéricos, estão em alta, na cidade, o roubo e furto de veículos. Somente em dezembro passado foram 67 casos de roubos contra 48, em 2023, o que representa aumento de 40%. Já os furtos passaram de 19 para 28 – um aumento de 47%.

Os dados foram apresentados pelo comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Oliveira, durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública realizada nesta quarta-feira (8), na sede da CDL, no Centro.

Também aumentaram, no período de um ano, roubo de rua em 17% com 138 ocorrências,  em dezembro passado; e furto de bicicleta: 82 casos em dezembro de 2024 contra 80 no mesmo mês em 2023, o que representa um aumento de 2%.

Dentre os indicadores que registraram queda estão: roubo de carga, que passou de 2 para 1 (50%); roubo à residência, que diminuiu de 5 para 3 (40%) e letalidade violenta, que registrou queda de 13% com 7 casos em dezembro passado contra 8 em dezembro de 2023.

Fonte: 12º BPM

Réveillon

O coronel também divulgou o balanço do Réveillon em Icaraí. Segundo ele, dentre os delitos considerados violentos, foi registrado apenas 1 roubo de rua (foram 2 na festa anterior). Dentre os delitos sem violência, 2 celulares foram furtados contra 1 no Réveillon passado.

Para ele, os dados são positivos, indicando que a festa ocorreu sem maiores problemas.

Madrugada

Na reunião, moradores repetiram uma queixa antiga: a falta de segurança durante a madrugada onde acontecem pequenos delitos o que faz com que aumente a sensação de insegurança dos niteroienses.

O coronel informou que está reformulando as escalas do 12º BPM para tentar atender essa reclamação. Seu efetivo, atualmente, é de 136 policiais militares; outros 179 estão “em campo” graças a programas patrocinados pela prefeitura de Niterói. Em função do verão, para a Operação Praia estão sendo destacados 40 PMs para a segurança das orlas.

 

 

 

COMPARTILHE