Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rolê de bike em Niterói: confira cinco roteiros de sucesso do público

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir convida Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, para falar dos trajetos e paisagens de tirar o fôlego
WhatsApp Image 2023-09-19 at 09.53.52
O passeio de bike percorre vários cantos da cidade. Foto: Divulgação

Pedalada musical noturna, pedalada inclusiva, bicicletada infantil, sustentável, pedalada pela orla, atravessando túneis e cortando bairros. São várias as opções de passeios de bike em Niterói. No último fim de semana, a cidade foi palco do Dia Mundial sem Carro, que encheu as ruas com milhares de ciclistas de todas as localidades do Estado do Rio de Janeiro, na 39ª edição do evento na cidade.

Leia mais: Governo do Estado faz estudo de viabilidade para levar metrô até Niterói

Na Avenida Marquês de Paraná, via que liga Icaraí ao Centro, já são mais de 750 bicicletas por hora no horário de pico, o que a consolida como uma das ciclovias mais movimentadas do país.

Niterói é uma das cidades do país que se destaca na frente no que se refere à conscientização da população e a sua mobilização. A cidade é a quinta maior consumidora de bicicletas do mundo.

“Atualmente, existem mais de 80 milhões de veículos ativos no país. Só no Rio, o uso de bicicletas cresceu cinco vezes nos últimos 15 anos”, sublinha Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro e fundador do Amazonas Bike.

Ampliação da ciclovia

A ampliação da malha cicloviária é uma das grandes apostas da gestão atual da Prefeitura de Niterói, que tem como objetivo tornar a mobilidade urbana cada vez mais democrática, inclusiva e sustentável. As ciclovias conectam bairros para que as pessoas tenham a opção de se deslocarem para os seus compromissos utilizando a bicicleta como uma solução efetiva para a mobilidade urbana.

O A Seguir: Niterói convidou Claudio para comentar sobre os percursos e roteiros mais badalados da cidade. O pedal que atravessa a cidade, em extensões longas que ligam bairros como do Centro a Jurujuba. Tem passeios pelos bairros da Região Oceânica, outros que vão até Várzea das Moças e o Caminho do Darwin. E se o passeio tiver no trajeto uma passada pelo frescor do Parque Orla de Piratininga?  Ou que tal um passeio pela região litorânea da cidade e seu arsenal de paisagens? O resultado dessa conversa você confere abaixo:

• Centro – Jurujuba

O primeiro roteiro é no Centro de Niterói, com saída na sede do Amazonas Bike ou Amaral Peixoto, Praça da República. O caminho é extenso, passando por diversos pontos da cidade. Depois das barcas, o pedal segue pela orla passando por Gragoatá, MAC, Estrada Froés, Praia de São Francisco, Praça do Rádio Amador e Charitas. Depois de Charitas há a opção de seguir para Jurujuba para conhecer os fortes. Há a opção de visitar a Fortaleza de Santa Cruz.

• Centro-Cafubá (pelo túnel Charitas-Cafubá)

O segundo roteiro tem um percurso parecido, mas no lugar de passar por Jurujuba, o pedal segue pelo túnel Charitas-Cafubá. Logo na saída do túnel, há uma entrada à direita que dá acesso ao Parque Orla Piratininga. O passeio abrange a Lagoa de Piratininga, as pracinhas, os mirantes e muito mais. O ciclista terá acesso à revitalização do Parque, que contém muita vegetação, além de aves de diversas espécies. O circuito encerra no restaurante do Tibau, localizado em frente à Prainha de Piratininga.

• Passeio por Camboinhas

Esse percurso tem saída no Túnel Charitas-Cafubá. Ao seguir em frente, dá acesso à rotatória que leva para a Praia de Camboinhas. Já no bairro de Camboinhas há um circuito de ciclovias que dá em torno de 7,5 km. O trajeto passa pelas praias, passa pelo canal que separa Camboinhas de Itaipu. Esse é um passeio mais voltado para a litorânea e tem o sossego e a calmaria de Camboinhas.

• Passeio pela Região Oceânica

O outro percurso ao invés de virar a direita na rotatória, vira-se à esquerda, e uma rua antes de chegar ao Shopping Itaipu Multicenter há uma ciclovia. O pedal segue chegando a Itacoatiara e Itaipu, tudo por ciclovia, até chegar a primeira rua paralela a rua principal da praia, tem a igreja da Padroeira dos pescadores, ao lado esquerdo. Logo após se faz uma alça saindo na Praia de Itaipu, voltando ao ponto de origem.

• Região Oceânica – Várzea das Moças

Uma outra possibilidade é no lugar de seguir para a Praia de Itaipu, ir para Várzea das Moças, até a Biquinha. O ponto final é a Fazenda Itaocaia, mas o trajeto passa pelo Caminho do Darwin. O percurso no início do pedal é o mesmo: ao invés de virar a direita na rotatória, vira-se à esquerda, passando em frente ao Shopping Itaipu Multicenter e segue pela ciclovia por dentro, chegando a Itacoatiara. De lá, segue para a Várzea das Moças.