Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rogai por nós, São Judas Tadeu!

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nesta sexta-feira (28), festa em homenagem ao santo, em Niterói, terá missa, feirinha, angu à baiana e procissão
são judas tadeu
Imagem do santo na igreja em sua devoção, em Icaraí. Foto: Sônia Apolinário

Em 28 de outubro é celebrado o dia de São Judas Tadeu. Invocado como o santo das causas impossíveis, é o padroeiro do Flamengo. Pois em 2022, as homenagens ao santo acontecem na véspera do time de futebol carioca disputar a final da Copa Libertadores da América, no Equador, e na antevéspera da votação do segundo turno eleitoral que definirá o futuro do Brasil. Rogai por nós!

Em Niterói, missas, feirinha de artesanato, o tradicional angu à baiana servido no almoço, além de uma procissão marcam as celebrações que têm como QG a igreja devotada ao santo, na Av. Alm. Ary Parreiras, no canto da praia de Icaraí.

Leia mais: Niterói terá ônibus grátis também no segundo turno das eleições

Serão realizadas cinco missas, na igreja, ao longo do dia: às 7h, 9h, 10h30, 14h e 16h. Às 18h30 começa a missa campal, rezada em um palanque, na rua. Será celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Resende. Quando terminar, por volta das 19h30, tem início a procissão.

O cortejo do santo, representado pela cor vermelha, seguirá pela praia de Icaraí até a rua Álvares de Azevedo, vira para a Miguel de Frias e retorna para a igreja também via praia de Icaraí.

Angu

Ao longo do dia, 15 barraquinhas ficarão montadas das 8h às 23h, também na rua, em frente à igreja. Para isso, as obras do canal da Ary Parreiras, na esquina com a praia de Icaraí, foram interrompidas na quarta-feira (26).  Bazar de roupas, comidas, doces e material religioso poderão ser encontrados nessa feirinha.

Às 12h começa a ser servido o Angu à Baiana, há dez anos, preparado por Maria das Graças, uma devota do santo. A comida começa a ser feita às 5h, por um grupo de 25 voluntários.

São preparados cerca de 1 mil pratos, que serão vendidos a R$ 25, cada. Além do saguão da igreja, o angu também será servido no salão de festas da paróquia, que fica perto, na rua Comendador Queiroz, 33. O angu à baiana é uma receita em que o creme de fubá é combinado com molhos feitos com ingredientes como carne de porco ou boi e tomate.

Impossível

A data de 28 de outubro é supostamente o dia da morte do santo, no ano 70, na Pérsia. Ele teria nascido na Palestina, no século 1 dC. Não confundir São Judas Tadeu com Judas Iscariotes. Este traiu Jesus e, posteriormente, se suicidou.

Judas Tadeu foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Por sua pregação e por ter levado a mensagem cristã para a Armênia, tornou-se seu padroeiro.

O santo é caracterizado com um manto vermelho, símbolo de seu martírio. Ao pregar na Mesopotâmia, foi preso por sacerdotes pagãos. Teria se recusado a prestar culto a uma deusa e, por isso, foi morto. A lança e o machado associados à imagem do santo representam os instrumentos com os quais foi morto.

Reza a lenda que São Judas Tadeu ficou conhecido como santo das causas impossíveis depois que Santa Brígida, padroeira da Suécia, escreveu que Jesus havia lhe recomendado pedir a intercessão do santo quando necessitasse de favores muito difíceis de se conseguir.

Flamengo

Os torcedores do Flamengo são devotos do santo. Foto: reprodução rede social Boteco do Flamengo

A devoção a São Judas Tadeu pelos torcedores do Flamengo começou na época de 1950. O clube amargava um período de  nove anos sem títulos. O Padre Góes, pároco da igreja de São Judas, no Rio, rezou uma missa na Gávea, sede do clube. Além da missa, ele pediu para que os jogadores acendessem uma vela para o santo e “prometeu” que, se eles fizessem isso, o time voltaria a ser campeão.

Foi o que aconteceu em 1953, 1954 e 1955 – Flamengo tricampeão estadual. A partir daí, é comum a igreja devotada ao santo, no bairro carioca do Cosme Velho, ficar lotada de fiéis usando a camisa do Flamengo.

Como o santo é representando vestindo uma túnica verde, há boatos que torcedores do Fluminense teriam reivindicado o santo para o time. Mas já era tarde.

Pedidos

Para garantir que a feirinha da festa de São Judas Tadeu pudesse ser realizada, operários da prefeitura trabalharam duro na última quarta-feira (26). Era preciso limpar o local, retirar as máquinas e abrir espaço. Tudo sob sol, calor e muita poeira.

José Paulo, de 34 anos, e Wesley vieira, de 24, eram dois dos operários que trabalhavam no dia. Por conta das obras na Ary Parreiras, eles têm frequentado bastante a frente da igreja de São Judas Tadeu.

Sabe o que eles gostariam de pedir para o santo ? Nada, nadinha.

Saúde eu tenho. Dinheiro não tenho, nem vou ter. Também não quero. Estou satisfeito – disse Paulo, no que Wesley completou:

– Não tenho nada a pedir, só a agradecer pela minha vida.

 

 

 

 

COMPARTILHE