4 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rodrigo Neves toma posse e afirma que Niterói terá menos secretarias e mais investimento

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeito falou dos investimentos na Saúde, na Segurança pública e afirmou que o Centro da cidade será novo pólo de desenvolvimento
Rodrigo Nevel discurso
Rodrigo Neves afirmou que seu novo mandato será pautado num governo de diálogo. Foto: Reprodução

“Nós transformamos Niterói na melhor cidade para se viver no estado do Rio. Agora nós vamos transformá-la na melhor cidade para ser feliz no Brasil”, disse o prefeito eleito Rodrigo Neves em seu discurso de posse na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (1º).

Leia mais: Réveillon em Niterói: Icaraí supera público e atrai mais de 500 mil pessoas

O prefeito eleito, Rodrigo Neves, ao lado do presidente da Câmara, Milton Carlos da Silva Lopes (Cal). Foto: Reprodução

Governo do diálogo

Em seu terceiro mandato na cidade, Rodrigo fez um discurso longo, falou dos projetos, não poupou elogios à sua equipe de secretariado, sublinhou o que deixou de legado, como a redução dos índices de violência, a melhoria dos indicadores de qualidade de vida e a construção do túnel Charitas-Cafubá, reformulando a geografia da cidade ao aprimorar a mobilidade urbana.

Falou, ainda, que Niterói será marcada por um governo do diálogo e que irá às ruas ouvir as reais necessidades da população.

Entre os planos do seu governo, estão previstas melhoria nos serviços, na qualidade da saúde pública e no acolhimento às pessoas em situação de rua.

Outro pilar do seu mandato será  fazer com que Niterói se consolide como uma hub de inovação de ciência e tecnologia.

O Centro da cidade será uma prioridade: Rodrigo afirmou que todo o trabalho feito na Região Oceânica, de construção e melhorias, será feito no Centro.

Lei também: O que muda em Niterói com o novo governo de Rodrigo Neves? | A Seguir Niterói

Centro: novo vetor de desenvolvimento

“Agora, o Centro será o novo vetor de desenvolvimento. A Segurança Pública será outra prioridade. Nós somos a única cidade da Região Metropolitana que não tem milícia controlando regiões. Um novo pacto contra a violência com foco na juventude, tirando da marginalidade e dando uma nova perspectiva. Vamos fazer um governo mais vigoroso, mais transformador e mais inovador,”  afirmou o prefeito.

Rodrigo destacou que tem consciência da sua responsabilidade e saudou  o ex-prefeito Axel Grael pela sua lealdade e dedicação e por ter aceitado a jornada há 12 anos atrás, em meio a uma crise profunda, com a tragédia do Bumba e a crise de segurança pública:

– Niterói sofria com fuzil, era mais violenta que o Rio de Janeiro. Fizemos a maior redução dos índices de criminalidade nos meus oito anos de governo, atravessamos a crise do Estado, a pandemia, realizamos projetos que mudaram a geografia da cidade como o túnel Charitas-Cafubá. Entregamos em 2020 a Prefeitura de Niterói com recurso em caixa, a conta em dia. Graças à seriedade do prefeito Axel, eu vou assumir a Prefeitura com as contas em dia.

Rodrigo Neves foi conduzido à mesa pelo presidente da Câmara Municipal de Niterói, Milton Carlos da Silva Lopes, (Cal) ao lado da vice-prefeita Isabel Swan.

Neves agradeceu a Isabel pelo seu olhar feminino: “Nós acreditamos na força feminina em Niterói e por isso que temos uma vice-prefeita mulher”.

Axel Grael e o ex-vice prefeito e agora secretário de Governo Paulo Bagueira fizeram parte da mesa junto ao prefeito e vice-prefeito da Câmara. Antes do discurso de posse, Rodrigo seguiu o protocolo e fez a leitura do termo de compromisso. Ele foi ovacionado pelo público com uma sessão longa de aplausos. No início do discurso ele relembrou sua experiência parlamentar:

– Tive a honra de servir o povo de Niterói com a experiência parlamentar porque ela é única, como exercício da democracia. Nós temos que ter compromisso democrático com o conjunto da cidade. Não vamos permitir que Niterói seja intolerante e tenho certeza que os vereadores pensam assim.

Veja também as colunas ‘O prefeito que sai’ e ‘O prefeito que entra’:

O prefeito que entra, Rodrigo Neves | A Seguir Niterói

O prefeito que sai, Axel Grael | A Seguir Niterói

Novos desafios

Rodrigo ressaltou que seu governo será composto por “fortes elementos de mudança e alguns de continuidade”. Ele afirmou que uma das principais mudanças será a configuração do seu governo que terá menos secretaria e mais investimento.

– O povo de Niterói me elegeu porque nós somos capazes de fazer a mudança segura de Niterói. Fizemos um programa da Columbia de estudos. Construímos um diálogo com a Prefeitura do Rio para a proposta do Pan-Americano e montamos um Plano de 100 dias com uma equipe estruturada e renovada.

Menos secretaria, mais investimento

– Nós decidimos enxugar ainda mais as secretarias: retiramos quatro secretarias e uma administração regional para ampliar o investimento no cidadão e na qualidade de vida de Niterói.

A primeira medida de Rodrigo será a entrega do Cartão Arariboia para todas as mães atípicas, de pessoas deficientes e idosos, e estabeleceu a data limite de 11 de janeiro, quando as 9.500 famílias vão receber a Moeda Arariboia.

O programa Niterói Empreendedora será implantado para apoiar todos os empreendedores de pequenas e médias empresas.

Também está no plano de 100 dias o lançamento do edital de construção de macrodrenagem da Roberto Silveira, Caio Martins e Santa Rosa.

Eleição dos vereadores

Nesta quarta-feira (1), também foi realizada a cerimônia oficial de posse dos 21 vereadores, prefeito e vice-prefeita que contempla o período de janeiro de 2025 a dezembro de 2028. O vereador Zaf fez o termo de compromisso de posse dos vereadores.

A mesa da sessão de posse dos vereadores foi presidida por Luiz Carlos Gallo; Rodrigo Farah fez parte da mesa como secretário.

Foto: Reprodução

– Foi uma votação muito surpreendente, quase unânime, com um nova legislatura, novos pensamentos e novas cabeças. Eu estou muito feliz, muito emocionado – resumiu o presidente da Câmara, Cal.

– Estamos determinados a fazer uma legislatura à altura que a cidade de Niterói merece – completou Gallo.

Também foi feita a eleição da nova mesa diretora que abrange o período de 2025 a 2026. A eleição foi em chapa única, o que significa que todos chegaram ao consenso.

Confira:

Presidente – Cal

Vice-presidente – Beto da Pipa

Segundo vice- Andrigo

Primeiro secretário – Luiz Carlos Gallo

Segundo secretário – Zaf

Primeiro suplente – Binho Guimarães

Segundo suplente: Pipo

 

Os vereadores eleitos foram, em ordem alfabética:

Alan Pinho Lyra

Anderson Jose Rodrigues

Benny Brioly

Daniel Marques

Douglas Gomes

Fabiano Gonçalves

Fernanda Anchieta

Gabriel Amoedo

Jorge Andrigo

Leandro Portugal

Leonardo Giordano

Luiz Carlos Gallo

Michel Neto

Milton Carlos (Cal)

Renato Ferreira

Roberto Fernandes

Robson Guimarães (Binho)

Rodrigo Farah

Silvio Mauricio de Freitas

Tulio Rabello

Após eleito, os vereadores assinaram o termo de compromissos, seguindo o ritual da casa.

 

COMPARTILHE