COMPARTILHE
Uma janela para a capacitação profissional. A Prefeitura de Niterói retomou as atividades da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, uma demanda dos moradores e uma promessa que se resgata depois da interrupção do serviço em abril do ano passado.
O projeto oferece capacitação gratuita nas áreas de informática e tecnologia, proporcionando letramento digital e formação na área de tecnologia, visando apoiar a inserção desses jovens em um mercado de trabalho. São 300 vagas abertas para crianças e jovens, a partir de 7 anos. As inscrições estão abertas pelo site https://plataformadigital.niteroi.br ou de forma presencial, na Engenhoca.
A Plataforma Digital foi inaugurada em abril de 2018, com a proposta de contribuir para a formação profissional e inclusão econômica. É um equipamento público com a finalidade de oferecer oportunidades, principalmente, focadas no universo tecnológico, digital, criativo e de inovação para toda população. Mas o projeto foi interrompido em abril do ano passado.
Plataforma da Engenhoca oferece acesso a programas e games. Foto: Prefeitura/Alex Ramos
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, diz que o programa foi reformulado e será retomado com a ampliação das áreas dos cursos ofertados.
– A partir dos próximos meses, entre julho e agosto, já passamos a oferecer novos cursos profissionalizantes, como os das áreas de marketing digital, computação em nuvem e ênfase na área gamer”, explica.
As inscrições estão abertas para os cursos “Crie sua animação com Scratch”, “Visita e ambientação na Plataforma Maker”, “Informática Básica I, II e III”, “Crie seu Gibi – Sustentabilidade”, “Robótica Sustentável”, “Crie seu QRcode”, “Pensando Lógica com Osmo e outros jogos”, “Montagem e Manutenção de Computadores”.
De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos objetivos do projeto é que os moradores da Engenhoca reconheçam esse equipamento público como um espaço de aprendizado, de troca, e que promove o acesso ao conhecimento, à ciência, à tecnologia e à inovação, para todos. A proposta da Plataforma Urbana Digital é capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho contemporâneo e para a transformação digital que se desenrola não só na cidade, mas como em todo o país.
A Prefeitura está ampliando o projeto e anuncia uma unidade da Plataforma Digital no Viradouro, ainda sem data para ser inaugurada.
A Plataforma Urbana Digital é um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e universalização do acesso às novas tecnologias e inovação. A PUD oferece cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica, promove atividades com jogos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas e outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital e maker. A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), propondo um aprendizado mais significativo e envolvente. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.
Serviço: Cursos oferecidos PUD – Engenhoca
“Crie sua animação com Scratch” – 30 vagas
Horário: 10 às 12 horas
“Visita e ambientação na Plataforma Maker”- 10 vagas
Horário: 10 às 12 horas e 17h às 19h
“Informática Básica I, II e III” – 30 vagas
Horário: 10 às 12 horas
“Crie seu Gibi – Tema Sustentabilidade” – 30 vagas
Horário: 14h às 16h
“Robótica Sustentável” – 30 vagas
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
“Crie seu QRcode” – 30 vagas
Horário: 10h às 12h
“Pensando Lógica com Osmo e outros jogos” – 30 vagas
Horário: 14h às 16h
“Montagem e manutenção de Computadores” – 30 vagas
Horário: 17h às 19h
Oficinas de programação – crianças a partir de 7 anos
Demais atividades – a partir de 14 anos
Inscrições abertas em https://plataformadigital.niteroi.br ou presencial na PUD Engenhoca (Praça Vereador José Vicente Socerto, 618 – Engenhoca)
COMPARTILHE