Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Risco da Covid tem pequeno aumento no Rio e especialista alerta: ‘Nenhum município é uma ilha’

Por Amanda Ares
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Sanistarista explica que a circulação de pessoas e diferenças no índice de vacinação pode fazer contaminação reaparecer onde antes parecia sob controle
Flexibilização do uso de máscaras é diferente em Niterói e no Rio; entenda como será
Foto: Gustavo Stephan

Após semanas em queda, o risco de contaminação para Covid-19 no Estado do Rio teve um pequeno aumento. Segundo o mapa de risco, a variação se deveu ao aumento ligeiro no número de óbitos pela doença na região Centro-Sul do Estado.

O médico sanitarista e professor e pesquisador da Uerj, Mario Dal Poz, considera que, mesmo que os índices de contaminação estejam baixos ultimamente, alguns fatores podem causar aumento de casos em regiões onde a circulação do vírus parecia controlada:

Região metropolitana continua com risco baixo. Foto: Divulgação

– Nenhum município é uma ilha. Você tem uma cobertura de vacinação que varia a cada região, você tem medidas diferentes para cada município, e pouca informação sobre comportamento, então a meu entender, essa variação de controle de diferentes municípios compromete o controle em determinadas regiões – afirma o especialista. – Nenhum município estará a salvo, digamos assim, enquanto não houver uma média de cobertura vacinal nacional acima de 80%, que é a cobertura desejada para outras doenças como sarampo, caxumba, etc.

Cobertura vacinal não pode ser desigual

Segundo a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde, 58,20% da população fluminense já tomou duas doses ou a dose única da vacina contra a covid. O número ainda é bem abaixo dos 65% considerados ideais pela Secretaria. Além disso, um milhão, duzentas e noventa e uma mil pessoas receberam a dose de reforço.

Já em Niterói, 74,8% da população em geral já tomou a segunda dose ou dose única. A cidade está mais próxima de chegar ao nível considerado adequado pelo pesquisador.

COMPARTILHE