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A Enel Rio apresentou, nesta segunda-feira, ao governador do Rio, Claudio Castro, e secretários de Estado, um plano de investimentos de R$ 6,1 bilhões de 2025 a 2027 – um valor 74% acima dos R$ 3,5 bilhões aplicados de 2024 a 2026. Para reforçar o atendimento na área de concessão da empresa, que atende 66 municípios do estado, a companhia está contratando cerca de 2 mil novos funcionários e ampliando a frota de atendimento com 680 veículos.
O CEO da Enel Brasil, Antonio Scala, e o presidente da Enel Rio, Francesco Moliterni, detalharam os investimentos previstos para a melhoria do fornecimento de energia, alvo de críticas da prefeitura de Niterói no último ano, assim como de outros municípios da região.
A empresa anunciou a modernização da rede elétrica, o aumento das equipes de profissionais que atuam em campo e a intensificação das manutenções preventivas, aumentar o número de podas preventivas e modernizar a rede elétrica. A meta é realizar, em média, 540 mil podas, 45 mil pontos de manutenção e inspeções em mais de 22 mil km da rede elétrica de média e alta tensão em todo o estado.
A Enel planeja inaugurar quatro novas lojas para os clientes. Em Niterói, a loja do Centro será transferida para uma unidade maior e mais digital. Também será inaugurada uma loja nova na Região Oceânica. Assim como em São Gonçalo, após a entrega de uma nova loja no ano passado, será instalada uma loja em Alcantara. Petrópolis também receberá uma loja com o mesmo conceito de São Gonçalo.
Até 2027, a companhia vai inaugurar uma nova subestação, em São Gonçalo, e modernizar ou ampliar mais de 90 unidades, beneficiando cerca de 1,4 milhão de clientes. A distribuidora também vai construir 300 km de rede de média e alta tensão para apoiar os novos pontos de suprimentos e reforçar outros 1,5 mil km de rede de média tensão. A nova subestação vai contribuir para a aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia em São Gonçalo e região.
De equipamentos e materiais, mais de 900 transformadores e 45 mil postes serão inseridos na infraestrutura atual.
– Estamos investindo cada vez mais em toda a área de concessão. O novo plano prevê um volume ainda maior de recursos, que serão destinados a uma série de medidas para agilizar o restabelecimento da energia e nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes – ressaltou o presidente da companhia no Rio de Janeiro, Francesco Moliterni.
A companhia vai avançar na digitalização da rede de distribuição, com a instalação de equipamentos controlados à distância para gestão remota da rede. O telecontrole permite reduzir a quantidade de clientes afetados por um desligamento e agilizar o tempo de restabelecimento. Neste período, serão instalados mais de 2.800 equipamentos.
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