COMPARTILHE
A partir desta terça-feira, 1° de abril, a secretaria Municipal de Saúde do Rio começa a vacinar contra gripe as crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas acima de 60 anos e gestantes. A campanha, no município, começou no sábado (29), com a vacinação de trabalhadores da Saúde.
Leia mais: Maricá copia Niterói e ‘convoca’ Oscar Niemeyer para projetar nacionalmente a cidade
A atualização da dose de imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis. Em 2025, até o momento, foram registrados nove óbitos em decorrência da doença e 64 casos de internação por influenza no município do Rio.
A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros). Em 2024, mais de dois milhões de doses foram aplicadas na campanha de vacinação contra a gripe.
– Essa vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). É preciso se vacinar, porque o inverno está chegando e é importante se proteger contra a gripe – informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
No dia 7 de abril, a cidade dará início à vacinação contra a gripe para pessoas com comorbidades. Já no dia 12 de abril, começa a imunização dos demais grupos prioritários. Para a primeira semana da campanha, o município recebeu 220 mil doses da vacina.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
COMPARTILHE