24 de março

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Rio atinge Nível de Calor 4 pela primeira vez desde a criação do protocolo de riscos extremos

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Previsão da meteorologia é de temperaturas altas nos próximos dias; protocolo prevê até cancelamento de aulas e atividades públicas
WhatsApp Image 2025-02-17 at 12.13.51
Em Niterói, termômetros registram 40 graus à sombra. Foto: Sônia Apolinário

O Rio atingiu às 12h35 desta segunda-feira o Nível de Calor 4 (NC4) ela primeira vez desde que foi criado o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município, numa escala que vai até o NC5. A marca é atingida quando a cidade registra temperaturas entre 40 graus e 44 graus por, ao menos, três dias consecutivos. Pela previsão do sistema Alerta Rio, a máxima na cidade pode chegar a 42 graus.

Em Niterói, a prefeitura não informou as temperaturas registradas na cidade, apesar da existência de um observatório meteorológico. O protocolo estabelecido no Rio prevê diversas ações que podem chegar ao cancelamento de aulas e eventos. A cidade determinou a abertura de 58 pontos de resfriamento, onde é possível fugir do sol e conseguir água fresca, além de orientar a população sobre  as medidas para enfrentar o calor extremo e a exposição ao sol.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no domingo apontavam o Grande Rio como a região mais quente do país com 38,4 graus registrados na estação da Vila Militar. o prefeito Eduardo Paes, no entanto, decidiu que não vai suspender atividades na cidade e que essa decisão ficará a cargo dos organizadores. A Beija-Flor de Nilópolis, por exemplo,  cancelou o ensaio previsto para ontem na Praia de Copacabana, na Zona Sul, diante do “calor extremo”.

A secretaria estadual de Saúde, por sua vez,  emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios neste domingo. Na lista há cidades da Região Metropolitana como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Nilópolis. Em Barra Mansa, a prefeitura decidiu suspender as aulas no período da tarde e noite da rede municipal; as escolas vão abrir apenas das 7h às 10h 30 até a quarta-feira (20). Niterói não aparece na lista.

Nas  ruas, a disputa por uma sombra. Foto: Lívia Figueiredo

Nesta segunda-feira, o A Seguir Niterói registrou a ocorrência de temperaturas entre 40 e 45 graus , por volta do meio dia. Documentou também a ocorrência de diversos pontos de incêndio nas matas da cidade. A previsão é de que as temperaturas permaneçam altas.

Pelo protocolo adotado no Rio de Janeiiro, o Calor de Nível 5, o mais grave, acontece quando houver índices de calor extremos (acima de 44ºC) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Neste nível, as atividades de risco para calor extremo podem ser interrompidas para proteger a população. Haverá a divulgação de boletins meteorológicos a cada seis horas, além de um boletim epidemiológico em até 72h após o fim da onda de calor.

 

 

COMPARTILHE