Niterói por niterói

Publicado

Revitalização de Portugal Pequeno prevista para ser concluída até março de 2023

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Com investimento de R$ 3,2 milhões, intervenções incluem recuperação do cais na Rua Barão de Mauá até a área do Coreto
Douglas Macedo 1 Portugal Pequeno
Obra acontece ao longo da orla de Portugal Pequeno. Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Deck e iluminação novos, reforma da praça com inclusão de playground em grama sintética e academia da terceira idade. Essas são algumas das melhorias que Portugal Pequeno, cantinho do bairro da  Ponta D’Areia, vai receber quando as obras iniciadas pela Prefeitura de Niterói estiverem concluídas. Na terça-feira (11), o prefeito Axel Grael visitou o local e informou que a revitalização da área estará concluída até março de 2023.

No dia 19 de agosto, Grael assinou a ordem de início das obras na região conhecida como Portugal Pequeno, reduto da comunidade portuguesa no município, no bairro Ponta D’Areia. Orçado em cerca de R$ 3,2 milhões, o processo de revitalização inclui a recuperação do cais na Rua Barão de Mauá até a área do Coreto, calçamento, troca de toda a iluminação e a reforma da praça no final da Rua Barão de Mauá.

Leia mais: A praça é… de Maria Paula! Prefeitura de Niterói reinaugura local após dois anos

Na terça-feira, o chefe do Executivo municipal vistoriou o andamente das reformas. Durante a visita, ele afirmou que a “revitalização deste local vai estimular a formação de um polo gastronômico para impulsionar o turismo”. Isso porque os restaurantes da região são conhecidos por oferecer a culinária de Portugal, incluindo iguarias como bacalhau.

– Essas obras farão a economia girar. A revitalização deste local vai estimular a formação de um polo gastronômico para impulsionar o turismo. A região possui várias famílias portuguesas que se estabeleceram aqui no passado. Vamos desenvolver mais um espaço com atrações turísticas, recreação, geração de emprego, lazer e cultura – disse o prefeito.

Previsão: primeiro trimestre de 2023

De acordo com a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), as reformas devem ser concluídas entre janeiro e março de 2023. Ou seja, além do prazo inicial de quatro meses.

O presidente da empresa, Paulo César Carreira, ressaltou que as reformas no cais foram divididas em três etapas: troca do madeiramento ruim, instalação de um deck novo e a construção de uma praça.

– Dividimos a obra em três etapas para que os pescadores continuassem utilizando parte do cais. Nessa primeira fase, estamos trocando o madeiramento ruim, e agora estamos recuperando o concreto estrutural, que estava muito deteriorado. Vamos fazer também um deck novo. Na próxima semana, iniciaremos uma obra na praça, com área de lazer, equipamento de terceira idade e brinquedo para as crianças – concluiu.

Cais de Portugal Pequeno. Foto: Tripadvisor

Investimento no setor pesqueiro

Principal área utilizada por moradores e pescadores da região, o deck vai receber novas madeiras, além de nova iluminação, segundo a Prefeitura de Niterói. Outra promessa implica na reforma da praça com um playground em grama sintética e academia da terceira idade.

São previstos ainda a instalação de um palco de atividades, churrasqueira, banheiro, um bicicletário e vagas para motocicletas. O secretário regional do Centro e da Ponta D ́Areia, Adriano Boinha, pontuou a importância das reformas para a região.

– Sendo nascido no bairro fico muito orgulhoso de poder ver esse projeto sair do papel, aquecendo a economia e gerando emprego no bairro, que tem uma importância muito grande que envolve todo o setor pesqueiro, em um local que é o berço da construção naval. É uma obra que agrega pesca, indústria, moradores e comerciantes – concluiu Adriano Boinha.

COMPARTILHE