COMPARTILHE
A praia de Icaraí, lotada, pareceu pequena para receber a multidão que acompanhou a festa da chegada de 2025. A prefeitura havia anunciado antes que esperava a presença de 300 mil pessoas no evento, mas, depois do show, se entusiasmou com o comparecimento recorde e anunciou que mais 500.000 pessoas estiveram na praia – o tamanho de toda a população de Niterói.
Os fogos de artifício formaram um lindo balé de cores e o novo ano começou ao som de vários rítmos: Capital Inicial, Detonautas, os sertanejos Lara Zunarte e João Gabriel e a atual campeã do carnaval Viradouro.
Leia mais: Niterói pode bater recorde histórico de criação de novas vagas de emprego em 2024
Além de Icaraí, a queima de fogos também aconteceu na Praia de Itaipu e nos bairros de Santa Rosa, Fonseca (Vila Ipiranga) e Caramujo.
– Reunir 500 mil pessoas na Praia de Icaraí para assistir aos shows e à queima de fogos é um marco cultural que valoriza nossa identidade como destino turístico e promotor de grandes eventos. Além disso, a festa movimenta a economia local, gerando oportunidades para o comércio, a rede hoteleira e os serviços, fortalecendo Niterói como referência em organização e qualidade de vida. Essa tradição é um reflexo do que queremos para o futuro: uma cidade vibrante, inclusiva e repleta de possibilidades – afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael, que encerra nesse dia o seu mandato.
Foram 20 minutos – superando o tempo do maior réveillon do mundo da Praia de Copacabana – com 2 toneladas de fogos de baixo estampido para oferecer um show bonito de luzes, formas e cores.
A escolha dos fogos de baixo estampido se deve à diversidade de pessoas e animais que possuem algum tipo de sensibilidade a sons, como idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os animais.
O show pirotécnico foi oferecido pela concessionária Águas de Niterói, que trouxe um espetáculo com corações, flores, estrelas prateadas e um balé de candelas romanas, para dar boas-vindas ao novo ciclo.
A noite de Réveillon começou ainda com o dia claro, trazendo o sertanejo pop dançante de Lara Zuzarte. Logo após, o niteroiense João Gabriel embalou a multidão com um sertanejo envolvente.
A noite ainda contou com a banda Detonautas e a bateria da escola de samba tricampeã da cidade, Unidos do Viradouro.
Milton de Oliveira, que mudou para Niterói em agosto deste ano com sua esposa, Lívia, veio curtir o Réveillon na praia pela primeira vez.
– Estamos adorando. É nossa primeira vez aqui e está magnífico. Estamos muito felizes aqui em Niterói – afirmou.
O Réveillon mobilizou uma força-tarefa com cerca de 2 mil pessoas trabalhando, incluindo guardas municipais, agentes de trânsito, médicos, enfermeiros, equipe de montagem do palco, produção dos shows, garis, entre outros profissionais.
O planejamento foi feito com a participação dos órgãos da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) preparou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias para o Réveillon. A operação foi iniciada às 6h, com a previsão de entregar as vias limpas até as 10 horas do dia 1º de janeiro.
Cerca de 600 garis foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade, realizando o serviço de limpeza de areias e calçadões.
Para auxiliar o trabalho manual, a CLIN disponibilizou equipamentos específicos, como caminhões basculantes, compactadores, caminhões carroceria de madeira, caminhões satélites, caçambas roll-on, retroescavadeiras, pás mecânicas, tratores de areia (tatuí), varredeiras e pipas.
COMPARTILHE