COMPARTILHE
Esta quarta-feira (28) foi movimentada para os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. A quatro dias das eleições, era esperado essa ofensiva nas campanhas de rua, ainda mais após o último debate promovido pela TV Globo, nesta terça-feira (27).
Diante da proximidade do pleito, o A Seguir: Niterói passa a acompanhar mais de perto o dia a dia dos postulantes ao Palácio Guanabara. Por isso, elencamos os principais atos e propostas para o estado.
Leia mais: O último debate para o governo do estado: o Rio entre a prisão e a ilha da fantasia
Neste contexto, vale destacar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a decisão que indeferiu a candidatura de Wilson Witzel (PMB) para o governo do Rio de Janeiro. Dessa forma, ele está oficialmente inelegível.
Líder nas pesquisas eleitorais e principal alvo dos adversários no debate promovido pela TV Globo nesta terça-feira (26), Cláudio Castro esteve ao lado do senador Romário no Complexo do Alemão, onde conferiu as obras do teleférico, inoperante desde 2016.
A previsão, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), ligada ao governo do estado, é que o meio de transporte volte a funcionar no segundo semestre de 2023.
Castro ainda participou de um PodCast na Rádio Tupi, em compromisso que não constava na agenda. No espaço, ele mencionou sobre geração de empregos e segurança pública. Sobre saúde, disse que seguiu as regras sanitárias durante a Covid-19. O Rio de Janeiro é o estado com mais mortes em termos proporcionais do Brasil.
A candidata Juliete Pantoja (UP) fez campanha ao lado do candidato à Presidência da República, Leo Péricles (UP). Juntos, caminharam no Saara, no Centro do Rio, participaram de um debate no Diretório Central dos Estudantes (DCE), da UFRJ, e fizeram uma nova caminhada no fim do dia.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) esteve em Petrópolis, na Região Serrana, no período da tarde. Ele caminhou pelo Centro Histórico e depois encontrou apoiadores na Casa de Portugal.
No local, Freixo prometeu ainda que, se eleito, vai construir uma central de monitoramento para prevenção de desastres, como o que ocorreu nas chuvas de março deste ano, tragédia que deixou mais de 240 pessoas mortas.
Por fim, também prometeu realizar obras de contenção de encostas, drenagem e moradia. O intuito, segundo ele, é oferecer mais segurança habitacional a pessoas que moram em áreas de risco.
O candidato Rodrigo Neves visitou um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) abandonado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e quarto maior colégio eleitoral do estado. Apelidado de Brizolão, o projeto foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e inaugurado no governo de Leonel Brizola, do mesmo PDT de Rodrigo Neves, em 1985.
O ex-prefeito de Niterói afirmou, ainda, que a partir de 2023 vai reconstruir todos os CIEPs abandonados no estado. Além disso, prometeu dobrar os investimentos em Ensino Técnico e investir em transportes. Por fim, , garantiu parcerias com os municípios para levar creche integral para as crianças mais vulneráveis.
O deputado federal Paulo Ganime fez uma caminhada em Bangu, na Zona Oeste do Rio, e depois se encontrou com representantes da Marinha e do setor de comércio exterior, em Botafogo. No fim da tarde, se reuniu com o conselho diretor da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).
COMPARTILHE