21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Relatório do meio ambiente condena banho de mar em São Francisco e Charitas

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Boletim de balneabilidade do INEA considerou próprias para banho na baía de Guanabara, apenas Boa Viagem e trechos de Icaraí; nem Adâo e Eva escaparam
IMG_20221127_115604
A bela vista da baía de Guanabara esconde a poluição das praias, segundo pesquisa do INEA

Praticamente todas as praias da baía de Guanabara, em Niterói, estão impróprias para banhos, de acordo com o último boletim de balneabilidade do INEA, Instituto Estadual do Ambiente. Apenas Boa Viagem e trechos da praia de Icaraí receberam a bandeira verde. Ainda assim, em Icaraí, o banho não é recomendável nas áreas em frente à rua Mariz e barros e diante da Otávio Carneiro.

Dos 18 pontos de coleta pesquisados nas praias da baía, 14 registraram índices de poluição acima do recomendável, no Gragoatá, Flechas, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Adão e Eva.

A boa notícia é que todas as praias da Região Oceânica foram consideradas boas, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. A testagem foi feita em 11 pontos de coleta, sempre dentro dos índices de balneabilidade.

O órgão de controle ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente Instituto Estadual do Ambiente considera impróprio o banho quando o último resultado é superior a 400 (NMP de Enterococos/100mL) ou se nas últimas cinco campanhas, dois ou mais resultados forem superiores a 100 (NMP de Enterococos/100 mL).

COMPARTILHE