Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Relatório aponta dificuldade de escolas estaduais em cumprir protocolos sanitários

COMPARTILHE

Comissão de Educação da Alerj visitou 98 unidades, 12 delas de Niterói, e constatou problemas estruturais, falta de limpeza e de pessoal
Aulas presenciais estão suspensas em 36 cidades do Rio. Foto- Divulgação:Seeduc
Sala de aula de escola estadual. Foto: Divulgação/Seeduc

Um relatório elaborado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) traz luz à insegurança na volta às atividades presenciais na rede estadual de ensino. O levantamento aponta que boa parte das 98 escolas visitadas, em 33 municípios fluminenses, não consegue cumprir todos os protocolos sanitários contra a Covid. O material foi entregue nesta quinta-feira ao Secretário Estadual de Educação Alexandre Valle.

A Comissão de Educação constatou problemas sérios de infraestrutura, como por exemplo o fato de 46,4% das unidades terem ventilação inadequada, inclusive salas de aula sem janelas. A quantidade de salas que não permitem distanciamento de 2 metros entre professores e estudantes também é de 46,4%.

De acordo com o Deputado Estadual Flávio Serafini (PSOL), presidente da Comissão de Educação, o relatório também solicita que o Estado priorize a contratação de funcionários de limpeza, coloque em prática a aferição de temperatura e adeque os espaços para que as atividades sejam retomadas com segurança.

– A imunização completa dos profissionais de educação é um horizonte de esperança para diminuição do risco de contágio nas escolas, mas precisa vir acompanhada de mudanças nas condições dos espaços físicos – completa Serafini.

Até o final de agosto, a Comissão de Educação da Alerj vai promover um audiência pública, com a presença do secretário de Educação, para que ele apresente o que está sendo feito em relação às questões apresentadas no relatório.

Veja a lista das escolas visitadas pela Comissão de Educação da Alerj em Niterói:

CE Aurelino Leal – Ingá
CE Leopoldo Froes – Pendotiba
CE Almirante Tamandaré – Piratininga
CE Raul Vidal – Centro
CE Hilário Ribeiro – Fonseca
CE Joaquim Távora – Icaraí
CE Conselheiro Macedo Soares – Barreto
CE Menezes Vieira – Barreto
CIEP 449 Brasil França – Charitas
Liceu Nilo Peçanha – Centro
CE Paulo Assis Ribeiro – Pendotiba
EE Domingos Sávio – Santa Rosa

COMPARTILHE