Niterói por niterói

Publicado

Relatório aponta dificuldade de escolas estaduais em cumprir protocolos sanitários

Comissão de Educação da Alerj visitou 98 unidades, 12 delas de Niterói, e constatou problemas estruturais, falta de limpeza e de pessoal
Aulas presenciais estão suspensas em 36 cidades do Rio. Foto- Divulgação:Seeduc
Sala de aula de escola estadual. Foto: Divulgação/Seeduc

Um relatório elaborado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) traz luz à insegurança na volta às atividades presenciais na rede estadual de ensino. O levantamento aponta que boa parte das 98 escolas visitadas, em 33 municípios fluminenses, não consegue cumprir todos os protocolos sanitários contra a Covid. O material foi entregue nesta quinta-feira ao Secretário Estadual de Educação Alexandre Valle.

A Comissão de Educação constatou problemas sérios de infraestrutura, como por exemplo o fato de 46,4% das unidades terem ventilação inadequada, inclusive salas de aula sem janelas. A quantidade de salas que não permitem distanciamento de 2 metros entre professores e estudantes também é de 46,4%.

De acordo com o Deputado Estadual Flávio Serafini (PSOL), presidente da Comissão de Educação, o relatório também solicita que o Estado priorize a contratação de funcionários de limpeza, coloque em prática a aferição de temperatura e adeque os espaços para que as atividades sejam retomadas com segurança.

– A imunização completa dos profissionais de educação é um horizonte de esperança para diminuição do risco de contágio nas escolas, mas precisa vir acompanhada de mudanças nas condições dos espaços físicos – completa Serafini.

Até o final de agosto, a Comissão de Educação da Alerj vai promover um audiência pública, com a presença do secretário de Educação, para que ele apresente o que está sendo feito em relação às questões apresentadas no relatório.

Veja a lista das escolas visitadas pela Comissão de Educação da Alerj em Niterói:

CE Aurelino Leal – Ingá
CE Leopoldo Froes – Pendotiba
CE Almirante Tamandaré – Piratininga
CE Raul Vidal – Centro
CE Hilário Ribeiro – Fonseca
CE Joaquim Távora – Icaraí
CE Conselheiro Macedo Soares – Barreto
CE Menezes Vieira – Barreto
CIEP 449 Brasil França – Charitas
Liceu Nilo Peçanha – Centro
CE Paulo Assis Ribeiro – Pendotiba
EE Domingos Sávio – Santa Rosa

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email