COMPARTILHE
Em uma semana, o número de pessoas internadas na rede privada de saúde, em decorrência de Covid, sofreu uma redução de mais de 30%. De acordo com o último boletim do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (SINDHLESTE), nesta segunda-feira (11), 60 pacientes estavam internados em decorrência da doença. Na semana passada, eram 91 pessoas. No momento, apenas duas crianças de até 11 anos se encontram internadas contra 7, na semana passada.
A redução de internações confirma a tendência de queda de contágio de Covid em Niterói e no estado do Rio de Janeiro como um todo. O relatório do Panorama Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado na última sexta-feira (8), já havia identificado uma queda no número de casos e internações, depois de oito semanas em alta.
A análise considerou os dados registrados na semana de 27 de junho a 3 de julho, mas coincide com os números que aparecem no Mapa da Covid. Foram registrados nesta semana epidemiológica, a SE 27, 31.104 novos casos no estado, contra 39.188 na semana anterior, confirmando a tendência de queda depois de quase oito semanas de alta. Em Niterói, os número não são diferentes: foram 865 novos casos, contra 9.795 na SE 26.
– Os atendimentos por síndrome gripal diminuíram, assim como as solicitações de internação. A tendência é que os números continuem caindo. Para tanto, precisamos que a população mantenha o esquema vacinal em dia e retorne aos postos de saúde para receber o imunizante – observou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Leia mais: Quantos moradores de Niterói já tiveram Covid? Pelos boletins oficiais, foram mais de 80 mil
Em Niterói, o último boletim do SINDHLESTE contabiliza 31 pacientes internados nos quartos e 29 em leitos de UTI; na semana passada eram, respectivamente, 47 e 44 o total de internações. Entre as crianças, no momento, os dois pacientes se encontram na UTI; na semana passada, eram seis casos na Unidade de Tratamento Intensivo e um de internação em quarto.
Na cidade, foram registrados, na última semana, 865 casos de Covid. O pico de registros, nesta quarta onda da doença, aconteceu na SE 24, no mês passado, quando foram detectados 1.131 novos casos. A Prefeitura de Niterói deixou de informar a ocupação da rede do SUS. Desde o início da pandemia, Niterói registrou 81.549 casos da doença e 2.837 mortes.
COMPARTILHE