Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Queda no número de casos de Covid leva Prefeitura a fechar drive-thru de testes da UFF

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Procura de testes cai em Niterói e resultados positivos estão abaixo de 20%
IMG_1149 (2)
Foto: Prefeitura/Berg Silva

Niterói registra queda significativa no número de casos de Covid-19 e suspende a testagem no posto da UFF, no Gragoatá.  A partir de segunda-feira (14), a testagem vai acontecer em 54 locais: policlínicas, Unidades Básicas de Saúde, Médicos de Família e Capela Divino Espírito Santo (Engenhoca). Os postos volantes serão desativados. A taxa de positividade, que chegou perto de 50% no início do ano,  está abaixo de 20%.

O drive-thru de testagem de Covid-19, no Campus da Universidade Federal Fluminense, no Gragoatá, habilitado às pressas, diante do avanço da Ômicron, teve suas atividades encerradas nesta sexta-feira (11).  Durante o período de funcionamento, o posto foi responsável pela testagem de cerca de 17 mil pessoas. Mas,  nas últimas semanas, além de ter sido observada uma diminuição da procura de pessoas por testes, o número de infectados caiu consideravelmente. Também serão desativados os pontos de testes na Igreja Lagoinha, Praça do Vital Brazil e na Cidade da Ordem Pública.

O Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro voltou para a bandeira amarela, de baixo risco para Covid-19. A análise faz a comparação da quinta Semana Epidemiológica deste ano, a SE 5 (30 de janeiro a 05 de fevereiro), com a terceira, a SE 3 (16 a 22 de janeiro).

O mapa desta semana apresenta uma melhora nas regiões Metropolitana I, que saiu da bandeira laranja (risco moderado) para bandeira amarela (baixo risco) e Serrana, que estava em bandeira vermelha (risco alto) e agora aparece em bandeira laranja (risco moderado).  As regiões Metropolitana II, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande permaneceram com bandeira amarela (risco baixo). As regiões Médio Paraíba, Centro Sul e Norte continuam em bandeira laranja (risco moderado). Apenas a região Noroeste se mantém em bandeira vermelha (risco alto).

– Esta edição do mapa de risco consolida ainda mais a queda dos indicadores da Covid-19, mostrando que a Ômicron já atingiu o pico e agora está em queda sustentável na maior parte das regiões do estado. Nas regiões Norte e Noroeste, ainda estamos com o alerta ligado e, para isso, abrimos dois centros de testagem, um na UPA Campos e outro no Centro Poliesportivo de Itaperuna – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Locais de testagem em Niterói

Policlínicas: Dr. Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa, Itaipu;  e Dr. João da Silva Vizella, Barreto e Policlínica de Piratininga.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara.

Para os cadastrados no Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Baldeador, Badu,  Bernardino, Boa Vista, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Ponta D’areia, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brazil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu, Cavalão, Coronel Leôncio e Jacaré.

Capela Divino Espírito Santo – Rua Ver. José Vicente Sobrinho, 485, Engenhoca.

 

COMPARTILHE