COMPARTILHE
Diante da queda dos índices da Covid-19, a Prefeitura do Rio de Janeiro resolveu criar um feriado, para comemorar o a volta à normalidade. o Dia do Reencontro será celebrado em 2 de setembro. O Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, consta na edição de hoje (8) do Diário Oficial do município. O objetivo é celebrar um ano do início da flexibilização das medidas restritivas adotadas na capital fluminense em meio ao combate à pandemia da Covid-19.
A data será ponto facultativo no serviço público municipal, exceto nos órgãos cujas atividades não podem ser paralisadas. O Dia do Reencontro coincidirá com a abertura do festival Rock in Rio. Segundo a prefeitura, trata-se do reinício da realização de grandes eventos na cidade. As primeiras medidas de flexibilização no município do Rio foram anunciadas em julho do ano passado, e programadas para começar a vigorar em 2 de setembro de 2021, o início de realização de eventos ao ar livre.
De acordo com o Painel Rio da Covid-19, o município do Rio de Janeiro apresenta, neste ano de 2022, uma taxa de letalidade de 0,4%. Já foi de 5,6% (2021) e 8,7% (2020). O total de óbitos, até o momento, neste ano, é de 2.202 contra 16.233, em 2021; e 18.962, em 2020.
Leia mais: Quarta onda da Covid pode estar chegando ao fim? Veja o que diz a Fiocruz
No Estado
O contágio por Covid-19 tem apresentado tendência de queda, no estado do Rio de Janeiro. O Panorama da Covid, da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, com data de 5 de agosto, registra que houve uma queda de 32% no atendimento de casos de Síndrome de Gripal, na rede. As taxas de positividade para a doença também caíram em relação à semana anterior: de 10% para 7% , com queda acentuada no número de testes realizados: de 3.800 para 400.
Também diminui a taxa de ocupação hospitalar. Em São Gonçalo, o último boletim do SINDHLESTE, Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo, divulgado nesta segunda-feira (8), informa que não há pacientes internados com Covid-19, no momento, na rede privada de saúde. Em Niterói, ainda há 18 pessoas de internadas: cinco em leitos de UTI e 13 em quartos, entre eles, uma criança de até 11 anos.
COMPARTILHE