6 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Quatro praias de Niterói apresentaram melhoras de balneabilidade em 2024

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Itacoatiara e Sossego são as melhores praias para banho, segundo o Inea; Icaraí, Gragoatá, Boa Viagem e Flechas apresentaram melhoras significativas
Praia de Icaraí, Niterói
Praia de Icaraí é uma das que apresentaram melhora significativa na qualidade da água. Foto: Arquivo/ A Seguir

Sossego e Itacoatiara são as melhores praias para banho em Niterói, de acordo com os últimos boletins divulgados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

São Francisco é a que tem os piores registros. Já as praias da Baía de Guanabara alternaram períodos próprios e impróprios, consequência dos impactos das chuvas e da poluição nas águas costeiras.

Leia mais: Abertura do Carnaval não oficial começa no Rio nesse domingo (5) com Sinfônica Ambulante

Em Icaraí, Gragoatá, Boa Viagem e Flechas houve melhoras significativas, segundo o Inea.

Apesar da melhora, nos primeiros meses do ano, na Praia de Gragoatá, a água foi considerada imprópria para banho.

Apenas a partir de maio que houve recuperação, com registros de balneabilidade própria até o fim de julho. Porém não demorou muito para a água do mar voltar a ficar imprópria com oscilações que ocorreram nos meses subsequentes, especialmente em novembro e dezembro, marcados novamente por impropriedade.

Região Oceânica se mantém no topo

Em Camboinhas, Piratininga e Itaipu, a balneabilidade foi constantemente própria, exceto em períodos pontuais, como após um período de chuvas intensas.

Itacoatiara e Sossego, contemplada mais uma vez com a certificação internacional Bandeira Azul, não ficaram impróprias para banho ao longo do ano.

Critérios

O monitoramento segue os critérios da resolução Conama 274/2000, que classifica como impróprias as águas com mais de 400 NMP (número mais provável) de enterococos por 100 mililitros e aquelas em que dois ou mais resultados superaram os 100 NMP nas últimas cinco medições.

É recomendado evitar o banho em dias de chuva, principalmente próximo a galerias pluviais e a canais de drenagem.

COMPARTILHE