Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Qualidade das praias de Icaraí, São Francisco e Boa Viagem vai de ruim a péssima

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Pela primeira vez análise da água da Baía de Guanabara não tem nenhuma praia boa para banho, nem mesmo regular
IMG_20220219_121434 (1)
Praia da Boa Viagem costuma formar depósito de lixo. Foto: Leitor

“Ruim” e “péssimo” é o que aparece nos 21 pontos de monitoramento de qualidade das águas das praias da Baía de Guanabara na análise do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea. Na página do Instituto todas as praias de Niterói apresentam o carimbo de “impróprias” para banho.

As águas perto das praias de Icaraí e de Jurujuba, que apresentavam uma condição regular de balneabilidade, agora, são classificadas como ‘péssima’ e ‘ruim’, respectivamente. A água da região da Fortaleza Santa Cruz retrocederam duas posições: de regular para péssimo.

Poluição generalizada

Todos os pontos analisados na Baía de Guanabara, no Rio e em Niterói, pioraram ou permaneceram com a mesma avaliação negativa de 2019, ano do último boletim do Inea, que interrompeu as suas atividades em razão da pandemia. Do total de amostras coletadas em 2021, 13 foram classificadas como péssimas e oito como ruins. Nenhuma registrou nota ‘regular’, ‘boa’ ou ‘ótima’.

De acordo com levantamento do Inea, a classificação da água próxima ao Aeroporto Santos Dumont caiu de regular, em 2019, para ruim, em 2021; nas proximidades do Morro Cara de Cão, na Urca, a qualidade caiu de ruim para péssimo; já a água próxima aos bairros do Flamengo e de Botafogo sofreu uma degradação ainda maior, saindo de regular para péssimo.

Os seis pontos próximos da Baixada Fluminense analisados pelo Inea, apresentam classificação negativa, assim como em 2019. Quatro pontos foram avaliados como “péssimo” e dois como “ruim”. Em Ramos, na Ilha do Fundão e na subida da Ponte Rio-Niterói, na capital, as  quatro análises coletadas receberam a pior nota mais uma vez. Ao passo, que as estações perto do bairro da Ribeira (Ilha do Governador) e da Ilha de Paquetáforam mais uma vez classificadas como ‘ruins’. Pela segunda vez seguida, o trecho da Baía mais próximo de São Gonçalo também registrou uma avaliação ‘ruim’.

Em entrevista ao jornal o Globo, o biólogo Mário Moscatelli afirmou que a Cedae sempre priorizou a distribuição de água e não o saneamento. Segundo ele, a queda na balneabilidade da água é resultado direto desse descaso: “Esses resultados ruins da qualidade da água da Baía podem ser um reflexo de anos de descaso e serviços mal executados”, afirmou. A companhia informou, no entanto, que desde a mudança do contrato de concessão, no ano passado, não responde mais pelo saneamenteo.

Banho impróprio em Niterói

Na página do Inea, o último boletim de balneabilidade reporta que as praias da Baía de Guanabara estão impróprias para banho. Icaraí, Boa Viagem, São Francisco, Charitas e Jurujuba. Apenas em alguns pontos de coleta na praia de Icaraí, como no ponto de coleta da Rua Otávio Carneiro, se registrou condição apropriada. Nem as praias próximas da entrada da Baía, como Jurujuba e Adão e Eva escaparam da avaliação ruim.

As praias oceânicas de Niterói, por outro lado, apresentam todas boas condições de balneabilidade.

COMPARTILHE