Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

PSOL afasta Paulo Eduardo Gomes do mandato após denúncia de Verônica Lima

COMPARTILHE

Parlamentar foi acusado pela vereadora do PT de ter sido lesbofóbico; caso foi parar na polícia
Vereador Paulo Eduardo Gomes na Câmara de Niterói. Reprodução:Redes Sociais
Vereador Paulo Eduardo Gomes na Câmara de Niterói. Reprodução/Redes Sociais

O PSOL Niterói afastou o vereador Paulo Eduardo Gomes do mandato pelo prazo de 60 dias. A decisão foi tomada após denúncia da colega de parlamento, Verônica Lima (PT), que o acusou de lesbofobia. Pelos próximos dois meses, a suplência assumirá o mandato do parlamentar, e Benny Briolly atuará como líder do partido na Câmara Municipal.

Em nota, compartilhada inclusive nos perfis do parlamentar nas redes sociais, o PSOL reconhece o ato “Lesbofóbico, racista e machista cometido pelo Vereador Paulo Eduardo Gomes – PSOL Niterói”. O partido afirma, ainda, que as falas e atitudes de Paulo Eduardo vão contra o programa político da sigla, que está ligada à defesa de direitos fundamentais das minorias.

O próprio vereador assumiu o erro numa nota pessoal; ele esclareceu que jamais houve ameaça física e pediu desculpas pela atitude, incompatível com sua trajetória parlamentar. Disse: “Reconheci meu erro de imediato, pedindo desculpas no exato momento em que usei uma frase infeliz na Sala da Presidência e depois me desculpei também em Plenário. A frase não foi dita da forma como vem sendo divulgada, mas foi sim um erro. Não houve nenhuma menção ou ameaça de violência, mas todos estávamos falando exaltados na sala e foi uma péssima forma de justificar o tom elevado, mas jamais de ameaçar a vereadora. No entanto, não há como negar que pratiquei um ato machista e lesbofóbico do qual me arrependo profundamente. Mas racionalmente digo que não desejei constrangê-la, foi uma resposta errada que dei em meio a uma discussão acalorada entre nós que temos divergências há décadas sobre o que é estar ou não ao lado dos direitos da classe trabalhadora. Mas reafirmo meu comprometimento com a deliberação partidária que aplicou a penalidade. Esse será um período de formação e reflexão para reforçar a autocrítica e voltar às atividades no parlamento seguindo nosso compromisso com as lutas da cidade, com a defesa do SUS e ao lado de todos os movimentos sociais.”

Por fim, o PSOL Niterói se solidariza com a Vereadora Verônica Lima pela violência sofrida e repudia o ato do vereador.

Leia a nota do PSOL:

“Em reunião, o Diretório Municipal do PSOL Niterói, resolveu pelo afastamento por 60 dias do companheiro Paulo Eduardo de suas atividades partidárias e parlamentares, com a obrigação de participar de processo de formação no período, a ser definido pela Executiva em conjunto com os Setoriais LGBT, de Negritude e de Mulheres. Ele já havia se afastado da Liderança do partido na Câmara Municipal na última quarta-feira. Durante o período, a suplência irá assumir o mandato. Benny Briolly assume a Liderança do PSOL na Casa.

Entendemos que o ato praticado pelo vereador Paulo Eduardo Gomes foi racista, lesbofóbico e machista, e que expressa os pilares opressivos, excludentes de racismo e heteronormatividade patriarcal, que asseguram privilégios sócio-históricos e politicamente perpetuados, que precisam ser combatidos. O PSOL Niterói compreende a gravidade das falas e atitudes discriminatórias do vereador que vão contra o programa político e as defesas prioritárias do partido, que afirma o combate às opressões como parte central da luta para a superação do sistema capitalista.

O PSOL segue debatendo em suas instâncias para coletivamente alcançarmos as melhores respostas ao caso, numa perspectiva não-punitivista, mas de responsabilização à altura da discriminação lesbofóbica, machista e racista praticada.

Mais uma vez nos solidarizamos com a vereadora Verônica Lima pela violência sofrida, e repudiamos veementemente o ato do nosso militante e vereador”.

Entenda o caso

A vereadora Verônica Lima (PT) registrou um boletim de ocorrência contra o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) na última quarta-feira (07), após sofrer agressão verbal e intimidação por parte do parlamentar, na Câmara de Vereadores de Niterói. A vereadora buscou a delegacia de Niterói para registrar a ocorrência. Nesta quinta-feira (08), o vereador publicou uma nota onde se lamenta pela atitude: “Errei”.

A investida de Gomes contra Verônica aconteceu durante a reunião sobre o Projeto de Lei nº 85/2019 da parlamentar, que dispõe sobre políticas de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista no município.

A assessoria da vereadora informou que durante a discussão, Paulo Eduardo Gomes teria apontado o dedo no rosto da vereadora, ordenou que se calasse e tentou ofendê-la usando de sua orientação sexual como justificativa. “Gomes chegou a questionar se Verônica ‘quer ser homem’ e afirmou que iria tratá-la ‘igual a homem'”, diz afirma.

COMPARTILHE