Niterói por niterói

Publicado

Projeto ‘Vou de Canoa’ promove expedição com atividades ambientais para crianças em vulnerabilidade social

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O percurso abrange, no total, 400 km de Macaé a Paraty. Até o momento, 190 crianças participaram de ações realizadas pelo projeto.
Projeto Vou de Canoa
Largada ocorreu no dia 1º de fevereiro, em Macaé. Foto: Divulgação

O projeto de canoa polinésia,”Vou de Canoa“, voltado para crianças e jovens em prol da educação ambiental, está realizando uma expedição pelo litoral do Rio de Janeiro. O percurso abrange, no total, 400 km de Macaé a Paraty. Nas paradas nos municípios, o projeto promove atividades de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais: CCR anuncia que vai manter o serviço das barcas “enquanto tiver caixa”

A largada ocorreu no dia 1º de fevereiro, em Macaé, e a previsão de chegada em Paraty é início de março. A idealizadora e presidente do projeto, a bióloga Luiza Perin, conta que, até o momento, já foi percorrido metade da jornada. Ao longo do trajeto, foi realizada uma ação de educação para crianças do Instituto São Martinho e da ONG Fazer o Bem Faz Bem..

– Estamos na metade do caminho. Já remamos 200 km da jornada e 60 remadores já participaram dos trechos de remada entre os municípios. Impactamos, até o momento, 190 crianças em ações realizadas em Macaé, Búzios e Araruama. Levamos educação ambiental pela preservação dos mares para crianças e apresentamos nossa exposição marinha com conchas, amostras de areia, arcada de tubarão e outras curiosidades que despertam o interesse dos pequenos – destaca.

No último sábado (11), a saída foi de Saquarema com desembarque na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, onde foi realizada mais uma ação de educação ambiental para um grupo de 30 crianças. Nesta segunda (13), o percurso foi da Praia de Itaipu à Praia do Flamengo. Na visita, as crianças conheceram a exposição marinha do projeto e depois passearam na canoa da expedição.

Esta é a 6ª atividade de educação ambiental da expedição, totalizando a quantia de 190 crianças em vulnerabilidade social impactadas até agora. No total, já foram 8 municípios: Macaé, Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Niterói e Rio de Janeiro.

O projeto

O projeto “Vou de Canoa” tem como objetivo disseminar conhecimentos de biologia marinha e cultura de canoas tradicionais por meio de ações educativas voltadas para o público infanto-juvenil. As atividades abrangem exposições, palestras e experiências em remada de canoa polinésia.

Também tem como intuito despertar sentimento de identidade e pertencimento ao bioma em que se vive, além de viabilizar o acesso às atividades para escolas da rede pública de ensino.

A I Expedição Vou de Canoa tem o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil.

COMPARTILHE