Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Projeto ‘Palácio dos livros’ incentiva a literatura em comunidade do Ingá

Por Fabiana Batista

COMPARTILHE

Iniciativa, que começou apenas com doações de livros, hoje inclui contação de histórias e tem parceria com a Biblioteca Parque de Niterói
Estante da iniciativa na Travessa Maestro Ricardo Ferreira. Foto- Divulgação
Estante da iniciativa na Travessa Maestro Ricardo Ferreira. Foto: Divulgação

Desde o dia 19 de agosto, ao subir a Travessa Maestro Ricardo Ferreira, o morador do Morro do Palácio, no Ingá, se depara com uma estante cheia de livros e revistinhas do projeto “Palácio dos Livros”. Diferentes gêneros e para todas as idades, as obras são disponibilizadas gratuitamente. A iniciativa é de Marcelo Valle e mais quatro voluntários, mas a ideia surgiu há sete anos, quando ele e o filho colocavam livros no muro de uma casa abandonada.

Wellyson, um garotinho de 10 anos, é um dos o leitores mais assíduos e chega a visitar a estante duas vezes por dia. “Tem vezes que passa lá em casa com um bilhetinho na mão em busca de alguma nova edição”, relata Marcelo. Mas também aparecem os adultos que buscam por autores como Pablo Neruda e Sidney Sheldon.

Neste período, já foram doados mais de mil livros e até pessoas de fora do país procuram o projeto para ajudar. Marcelo contou ao A Seguir: Niterói que já receberam mais de 2.500 doações de uma vez só. Aos poucos, a ideia de disponibilizar livros gratuitamente vem ganhando força. Começam a surgir ações com contadores de histórias e parcerias com a Biblioteca Parque de Niterói.

– O projeto vai muito além do que doar livros, nós fazemos uma curadoria para garantir a pluralidade de ideias e representatividade. Além disso, nosso objetivo é envolver os moradores nas ações, contribuir para que eles se tornem leitores críticos, participativos e dialoguem entre si, explica.

Se você é da comunidade ou de fora e quer conhecer mais sobre sobre a iniciativa, segue lá nas redes sociais: @palacio.doslivros

COMPARTILHE