Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Projeto de combate a ‘fake news’ nas escolas de Niterói entra na mira de bolsonaristas

COMPARTILHE

Secretaria de Educação firmou parceria com institutos de Felipe Neto e Manuela D’Ávila, despertando a fúria da extrema direita
Vinícius Wu é Secretário de Educação de Niterói. Foto- Divulgação
Vinícius Wu é Secretário de Educação de Niterói. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Niterói entrou na mira de bolsonaristas em uma rede social após anunciar que o combate a “fake news” será tema de debate nas escolas da cidade. O projeto de educação digital apresentado pelo Secretário Vinícius Wu foi entendido pela extrema direita como “doutrinação comunista”, e o bate boca virtual rendeu.

“Niterói dará início a um projeto pioneiro de combate à desinformação e fake news a partir das escolas. A ideia é formar e proporcionar informações aos nossos estudantes e suas famílias para um uso mais consciente dos recursos digitais e da internet. Quem poderia ser contra isso?”, escreveu o Secretário.

Os ataques em série começaram depois que Vinícius Wu explicou em suas redes no que consistia o projeto. Trata-se de uma parceria com os institutos VERO, do influenciador e empresário Felipe Neto, e o E Se Fosse Você, da ex-deputada Manuela D’Ávila. Ambos são odiados pela extrema direita, que orquestou as ofensas.

Nomes como o ex-Ministro da Educação Abraham Weintraub e o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, amplificaram os ataques. Outros acusaram a Prefeitura de Niterói de “investir em doutrinação”, ingorando que a parceria não prevê gasto público.

Do outro lado, lideranças locais denunciaram a mentira dos bolsonaristas e elogiaram a inicativa. Felipe Neto ironizou:

“A extrema direita desesperada porque criamos o projeto de educação digital em Niterói. A ideia é formar educadores e levar a alunos aulas de como utilizar a internet de forma consciente. Olhem a quantidade de mentiras nos 2 posts. Pq bolsonaristas têm PÂNICO de pessoas informadas?”, escreveu o empresário.

COMPARTILHE